Tombamento do Banho de São João é tema de encontro na cidade

Arquivo PMC

 
Banhar o Santo nas águas do Rio Paraguai, ponto alto do Arraial que pode se tornar um Bem Cultural de Natureza Imaterial do Brasil

A Prefeitura de Corumbá busca agora, o tombamento nacional do Banho de São João como Bem Cultural de Natureza Imaterial. A partir das 14 horas desta segunda-feira (21), dia de abertura do Arraial, o assunto será debatido durante encontro no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez, com a participação de gestores ligados a órgãos federais e estaduais na área cultural, além de personalidades que participaram da pesquisa que resultou no tombamento estadual de uma das maiores festas culturais de Mato Grosso do Sul.

Denominado Bate Papo sobre o Banho de São João de Corumbá, o evento marca a abertura do arraial na cidade, que vai até o dia 24 de junho. Para o presidente da Fundação de Cultura e Turismo e secretário executivo de Relações Institucionais do Município, Carlos Porto, a participação de pessoas ligadas à festa é fundamental, principalmente a partir do momento em que a prefeitura já trabalha com vista ao tombamento no âmbito nacional.

Os objetivos do encontro, que integra a programação do Arraial do Banho de São João são: levantar informação para o processo de tombamento nacional da festa como bem imaterial; contribuir para a preservação das tradições e culturas populares do município; e despertar na comunidade o sentimento de pertencimento a uma manifestação secular.

O processo do tombamento foi iniciado quando o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) incluiu, entre os 27 projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas, a realização do Inventario Nacional de Referencias Culturais do Arraial do Banho de São João.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content