Saúde quer vacinar 9,7 mil crianças contra a paralisia infantil

A primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite será neste sábado, dia 12, em Corumbá. A abertura acontece às 08h, na Unidade de Saúde São Bartolomeu, no bairro João de Deus. Os trabalhos serão desenvolvidos das 08h às 17h, em 15 postos, e fazem parte do Dia D de combate à paralisia infantil. A meta da Prefeitura Municipal é imunizar 9.714 crianças com menos de cinco anos, 95% da população infantil da cidade. A segunda fase acontece no dia 14 de agosto.

Os trabalhos serão desenvolvidos pela Secretaria Executiva de Saúde Pública que vai disponibilizar um total de 250 pessoas, entre enfermeiros, técnicos, agentes de saúde e outros profissionais da área, para atender a comunidade. Haverá inclusive um posto ambulante para atendimento a hospitais, clínicas e outros locais.

Além da vacina contra a paralisia infantil estarão à disponíveis também doses contra tetra valente, febre amarela, tríplice viral, rotavirus, tríplice bacteriana (DTP), hepatite B e contra tétano. Para os adultos estarão disponíveis doses contra febre amarela, tétano e hepatite B. O setor de Saúde Pública alerta sobre a necessidade da apresentação do cartão de vacinação.

A poliomielite é uma infecção grave. Na maioria dos casos, a criança não morre, mas pode sofrer sérias lesões no sistema nervoso, como paralisias dos membros, podendo chegar a tetraparalisia. A doença é transmitida por um vírus que entra no organismo por via oral.

No Brasil, a população de crianças menores de cinco anos de idade a vacinar em cada uma das etapas é de 15.439.885, com meta mínima a atingir de 95%, o que corresponde a 14.667.891 crianças com a vacina oral contra a poliomielite, independente de já ter sido vacinado anteriormente. Para apoiar a operacionalização da Campanha, nas duas etapas, o Ministério da Saúde está investindo um total de R$ 40.940.456,36.

Locais

A campanha será desenvolvida na Unidades da Estratégia de Saúde da Família Dom Bosco, na alameda Laranjeira s/n, Dom Bosco; Estratégia de Saúde da Família Beira Rio, na Rua: Delamare s/n, Centro; Estratégia de Saúde da Família Luiz Fragelli, na Rua Eugenio Cunha, Universitário; Estratégia de Saúde da Família Gastão de Oliveira, Rua Nossa Senhora da Conceição, Maria Leite.

Também estarão abertas as Unidades da Estratégia de Saúde da Família Vitória Régia, no conjunto Vitória Régia; Estratégia de Saúde da Família Fernando Moutinho, Rua Rio Grande do Sul, Cristo Redentor; Estratégia de Saúde da Família Kadweus, Rua Cyríaco de Toledo, Kadweus; Estratégia de Saúde da Família Dr. Paulo Maissato, Rua Cyríaco de Toledo, Nova Corumbá; Estratégia de Saúde da Família São Bartolomeu, Rua Pernambuco, Bairro João de Deus;

Outros postos são o Estratégia de Saúde da Família Dr. Humberto Pereira, na Rua Luiz Feitosa Rodrigues, bairro Nossa Senhora de Fátima; Estratégia de Saúde da Família Aeroporto, Rua Cyríaco de Toledo, Aeroporto; Centro de Saúde da Mulher, na Rua 15 de Novembro, Centro; Centro de Saúde da Ladeira Cunha e Cruz, na Ladeira Cunha e Cruz, Centro; Igreja Católica São Vicente de Paula, na Rua Theodomiro Serra, Popular Velha, além de uma Unidade Móvel que irá percorrer maternidade, pediatria, clínicas e presídio feminino da cidade.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content