Clóvis Neto |
Moradores da parta alta de Corumbá estão vivendo um sábado diferente com a realização do Projeto Cidadania Ativa que acontece na praça da Nova Corumbá. Desde às 08h, a movimentação está intensa na estrutura montada no local, permitindo os mais diferentes tipos de atendimentos nas áreas de saúde, esporte, lazer, educação e cidadania. O evento é uma realização do Serviço Social da Indústria (Sesi), instituição que integra o sistema da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), com apoio da Prefeitura Municipal de Corumbá. A expectativa é promover pelo menos 12,4 mil atendimentos, beneficiando cerca de cinco mil mil pessoas.
O projeto reuniu um total de 43 parceiros e mais de 450 voluntários, que estão oferecendo desde a emissão de Carteira de Trabalho, 1ª via do RG e 1ª via do CPF até corte de cabelo, atendimentos odontológico, médico, pediátrico e jurídico e casamento coletivo. A estrutura foi montada dentro da praça da Nova Corumbá, como também na rua Cyríaco de Toledo. A Unidade de Saúde Paulo Maissato também integra os trabalhos, assim como a sede do Centro de Referência de Assistência Social I (CRAS).
A secretaria municipal de Ações Sociais, Antonieta Sabatel, chegou cedo ao local. Ela representou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) na abertura dos trabalhos e destacou a importância de atividades como esta em atendimento à comunidade. “Vem ao encontro da política adotada pelo prefeito desde a sua primeira gestão. Nós temos o Prefeito Presente, evento semelhante a este, que busca levar os mais diferentes tipos de benefícios à comunidade”, comentou. Na opinião dela, o projeto desenvolvido pelo Sesi, reforça ainda mais a parceria existente entre a Prefeitura e o grupo Fiems.
Maura Gabínio, superintendente do Sesi, observou que o projeto faz parte da política adotada pelo presidente da Fiems, Sérgio Longen, mostrando todo o esforço da indústria em proporcionar cidadania. “O presidente está focado na missão de levar saúde, lazer, educação e assistência social para as comunidades. Este é o papel da indústria que, hoje, está atendendo a comunidade corumbaense”, afirmou. Sua declaração foi reforçada pelo vice-presidente da Fiems, Lourival Vieira da Costa, ao lembrar que a preocupação foi levar o projeto a uma grande região da cidade, que congrega cinco bairros importantes e populosos. Os dois agradeceram o apoio dos parceiros que estão permitindo a realização do evento.
O Contra-Almirante Domingos Sávio Almeida Nogueira, comandante do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil, e o General-de-Brigada Álvaro Gonçalves Wanderley, comandante da 18ª Brigada de Infantaria, também participaram do ato de abertura, ao lado dos secretários Carlos Porto, de Relações Institucionais, e Lauther Serra, de Saúde, além de outras autoridades corumbaenses.
Atendimento
Morador no Jardim dos Estado, Humberto Marinho, 65 anos, chegou cedo à praça. Às 07h ele já estava na fila, para entrar na estrutura montada no local. Foi em busca de atendimento médico. “Aproveitei para saber como está a minha pressão arterial e fazer o teste de glicemia. Um evento como este é muito importante, principalmente porque muita gente trabalha e acaba não tendo tempo de ir ao posto de saúde durante a semana”, afirmou. Saiu satisfeito. Pressão 12 X 7 e taxa de glicemia aceitável. “Tenho que me cuidar. Além da idade, tenho 1,74 metros de altura e 100 quilos, 30 acima do meu peso”, revelou.
Outra que buscou atendimento na estrutura montada para a área de saúde foi Aparecida Severino de Oliveira, 50 anos. Moradora na Nova Corumbá, ela gostou da ideia de realizar o projeto no local, bem próximo da sua casa. Após os exames, disse que está tudo dentro do normal, inclusive a pressão, também 12 X 7.
No local, a comunidade contou ainda com serviços preventivo, vacinação diversa, escovódromo, circuito saúde, aferição de IMC (Índice de Massa Corpórea), informações sobre o tratamento do fumante, entre outros. Na parte de cidadania foram oferecidos serviços de atendimento comercial referente à energia elétrica, apresentação de kits educacional, demonstrações na área química, policiamento comunitário, educação no trânsito, equoterapia, palestras institucionais com vídeos e mídia sobre o Exército e Marinha, oficina de libras (língua de sinais), xerox, fotografias, informações habitacionais, inscrição nos cursos de geração de renda, entre outros.
Outras ações atendem as áreas de esporte e lazer, 2ª Mostra Nacional do Circuito Tela Verde, apresentação da Banda do Exército, Arvorismo, atividades de recreação, apresentação de teatro, jogos, dança, contação de histórias, dança folclórica regional, dança de salão, shows, oficinas de EVA, de pipa e de cesta de jornal, touro mecânico, cama elástica, escorregador, piscina de bolinhas, jogos de mesas, vôlei de areia, futsal, gangorra, balanço, grupo de dança, entre outros. Um dos destaques será a viabilização de um casamento coletivo de 50 casais, com recolhimento de documentos para os os trâmites legais.
São parceiros nesta realização a Gerência de Trabalho e Capacitação Profissional da Prefeitura de Corumbá; Enersul; Senai; Secretaria Estadual de Segurança Pública; Coordenadoria Geral de Perícias; Banco do Brasil; Lar Ismael; Polícia Militar; Agência Municipal de Trânsito e Transporte; Procon Municipal; Associação Profissional dos Barbeiros e Cabeleireiros de Corumbá; Secretaria Executiva de Meio Ambiente; 17º Batalhão de Fronteira; 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira do Exército; UFMS; Centro de Controle de Zoonoses; 6º Distrito Naval da Marinha; Uniderp; Asseclín; Guarda Municipal de Corumbá; Grupo de Dança Anjos Dourados; Secretaria Executiva de Saúde; Livia e Nando; Funec; Escola Estadual Nathercia Pompeo dos Santos; Secretaria Executiva de Assistência Social; Ilzon; Sebrae; Vigilância Epidemiológica de Doenças e Agravos Não Transmissíveis; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado; FM Pantaneira; Infraero; Focus Statton, e Mãos Amigas.
Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional