Marcos Boaventura |
Projeto é realizado por alunos da escola Fernando de Barros |
Integrando o calendário pedagógico os alunos do período vespertino da escola municipal Fernando de Barros participaram na última sexta-feira (20) de uma palestra sobre as relações entre Brasil e Bolívia. O evento, realizado no auditório do Centro de Referência
O padre João Marcos Cimadon, que atua na Pastoral do Imigrante na Diocese de Corumbá, foi o palestrante que focou na questão cultural envolvendo países fronteiriços. “Temos que trabalhar a conscientização, pois o processo de imigração acontece desde o início da nossa história e não vai acabar tão cedo”, comentou. O evento integra as ações pedagógicas desenvolvidas pelo projeto “A influência da cultura boliviana na cidade de Corumbá: Integração – somos todos ‘hermanos’”.
“Quando falei com o prefeito Ruiter (Cunha de Oliveira) ele gostou muito da frase ‘somos todos hermanos’, pois realmente nós, brasileiros e bolivianos, somos irmãos”, explicou a professora que coordena o projeto, a professora Rosana Zozias de Santana. Segundo ela, muitos alunos são descriminados pelos colegas por causa dos traços típicos dos bolivianos. “Alguns sentem vergonha de sua origem, temos que mudar essa situação”, argumentou a professora.
Para o estudante Maikon Douglas de Souza Pereira, a palestra é uma ótima oportunidade de aprender sobre o país vizinho. “Já fizemos apresentações de danças típicas da Bolívia. Durante as palestras e visitas aprendemos que os bolivianos não são diferentes dos brasileiros”, confessou.
O projeto é realizado com mais de 230 alunos do 6º ao 9º ano da instituição de ensino. Está previsto para o dia 3 de setembro uma visita dos estudantes a cidade de Puerto Quijarro, na escola Samuel López Mendoza. No dia do aniversário de 232 de Corumbá, 21 de setembro, a visita será retribuída com os alunos da instituição de ensino boliviana desfilando na avenida Generoso Ponce. A relação entre as duas escolas prossegue com os alunos brasileiros participando de um desfile
Subsecretaria de Comunicação Institucional