Palestras e pesagens encerram Semana da Amamentação

Várias atividades marcaram a Semana Mundial do Aleitamento Materno em Corumbá. Os eventos, organizados pela Gerência de Atenção Básica da Saúde da Criança/ Aleitamento Materno, da Secretaria Executiva de Saúde Pública do Município, prosseguem até amanhã (7). A campanha deste ano tem como tema “Amamentação – Os 10 caminhos fundamentais para um bom começo”.

Hoje (6) às 15h haverá o encerramento dos ciclos de palestras, que será realizado na Maternidade de Corumbá. Finalizando as atividades em comemoração a Semana Mundial do Aleitamento Materno acontecerá a capacitação e pesagem na igreja São Gabriel, no bairro Guanã II, com a participação da Pastoral da Criança e Agente de Saúde do Kadiwéus.

Corumbá é destaque nacional no assunto devido aos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Saúde em prol do aleitamento. O município tem toda a rede de saúde, administrada pela Prefeitura Municipal, com funcionários capacitados e equipamentos para assegurar que os menores de dois anos sejam amamentados com o leite produzido pela mãe, e está prestes a ser credenciado na Rede Amamenta Brasil, do Governo Federal.

10 caminhos

A Organização Mundial da Saúde, Unicef e Ministério da Saúde, define como Hospital Amigo da Criança os estabelecimentos que cumprem 10 passos nos serviços o serviços obstétricos e cuidados a recém-nascidos:

1. Ter uma norma escrita sobre aleitamento, que deveria ser rotineiramente transmitida a toda a equipe de cuidados de saúde;

2. Treinar toda a equipe de cuidados de saúde, capacitando-a para implementar esta norma;

3. Informar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento;

4. Ajudar as mães a iniciar o aleitamento na primeira meia hora após o nascimento;

5. Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos;

6. Não dar a recém-nascidos nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tal procedimento seja indicado pelo médico;

7. Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos – 24 horas por dia.

8. Encorajar o aleitamento sob livre demanda;

9. Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas ao seio;

10. Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio ao aleitamento, para onde as mães deverão ser encaminhadas por ocasião da alta, no hospital ou ambulatório.
Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content