Projeto Cidadania Ativa na Praça da Nova Corumbá no sábado

Programado para este sábado, 28, na Praça da Nova Corumbá, o Projeto Cidadania Ativa, realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), com apoio da Prefeitura Municipal de Corumbá. O evento acontece das 08h às 17h e a expectativa é promover pelo menos 12,4 mil atendimentos nas áreas de saúde, esporte, lazer, educação e cidadania, beneficiando 4,8 mil pessoas. O evento conta com 450 voluntários e 35 parceiros que vão oferecer desde a emissão de Carteira de Trabalho, 1ª via do RG e 1ª via do CPF até corte de cabelo, atendimentos odontológico, médico, pediátrico e jurídico e casamento coletivo.

Segundo a gerente do Sesi de Corumbá, Rosilene Izidre dos Santos Mosciaro, a região onde será realizado o Cidadania Ativa é parte alta da cidade, que concentra cinco bairros carentes do município. “Trata-se de uma área bem populosa e que necessita de inúmeros serviços que estarão sendo disponibilizados durante todo o dia na Praça Nova Corumbá pelo Sesi e seus parceiros”, destacou, completando que o Projeto será semelhante ao realizado em Dourados e que também está programado para o dia 25 de setembro em Sidrolândia.

Rosilene Mosciaro acrescenta que uma das novidades do Cidadania Ativa Corumbá será a realização do casamento coletivo de 50 casais. “Durante a nossa ação estaremos apenas recolhendo os documentos para os proclames e os interessados têm de levar certidão de nascimento atualizada, comprovante de residência atualizada, RG ou Carteira de Trabalho dos noivos, duas testemunhas também com RG ou Carteira de Trabalho”, informou, reforçando que cada casal terá de pagar taxa de R$ 76,00 relativas às certidões emitidas, autenticações e edital que corre no jornal.

Já na área de saúde também estão confirmados teste de glicemia capilar, preventivo, vacinação diversa, escovódromo, circuito saúde, aferição de IMC (Índice de Massa Corpórea), informações sobre o tratamento do fumante, entre outros, enquanto na parte de cidadania serão oferecidos ainda os serviços de atendimento comercial referente à energia elétrica, apresentação de kits educacional, demonstrações na área química, policiamento comunitário, educação no trânsito, equoterapia, palestras institucionais com vídeos e mídia sobre o Exército e Marinha, oficina de libras (língua de sinais), xerox, fotografias, informações habitacionais, inscrição nos cursos de geração de renda, entre outros.

As áreas de esporte e lazer incluem exibição da 2ª Mostra Nacional do Circuito Tela Verde, apresentação da Banda do Exército, Arvorismo, atividades de recreação, apresentação de teatro, jogos, dança, contação de histórias, dança folclórica regional, dança de salão, shows, oficinas de EVA, de pipa e de cesta de jornal, touro mecânico, cama elástica, escorregador, piscina de bolinhas, jogos de mesas, pebolino, vôlei de areia, futsal, gangorra, balanço, grupo de dança, entre outros.

São parceiros nesta realização a Gerência de Trabalho e Capacitação Profissional da Prefeitura de Corumbá; Enersul; Senai; Secretaria Estadual de Segurança Pública; Coordenadoria Geral de Perícias; Banco do Brasil; Lar Ismael; Polícia Militar; Agência Municipal de Trânsito e Transporte; Procon Municipal; Associação Profissional dos Barbeiros e Cabeleireiros de Corumbá; Secretaria Executiva de Meio Ambiente; 17º Batalhão de Fronteira; 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira do Exército; UFMS; Centro de Controle de Zoonoses; 6º Distrito Naval da Marinha; Uniderp; Asseclín; Guarda Municipal de Corumbá; Grupo de Dança Anjos Dourados; Secretaria Executiva de Saúde; Livia e Nando; Funec; Escola Estadual Nathercia Pompeo dos Santos; Secretaria Executiva de Assistência Social; Ilzon; Sebrae; Vigilância Epidemiológica de Doenças e Agravos Não Transmissíveis; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado; FM Pantaneira; Infraero; Focus Statton, e Mãos Amigas. (Com informações da Fiems)

Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content