Saúde quer vacinar mais de 10,2 mil crianças contra paralisia

Fotos: Marcio Cruz


Em Corumbá, a campanha foi aberta na Unidade Básica de Saúde da Família Gastão de Oliveira, com presença de autoridades municipais

A Prefeitura de Corumbá está trabalhando para imunizar mais de 10,2 mil crianças com menos de cinco anos contra a paralisia infantil. A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite foi aberta na manhã deste sábado (14), na Unidade Básica de Saúde da Família Gastão de Oliveira, no bairro Maria Leite, e está sendo desenvolvida paralelamente em outros 13 postos fixos montados pela Secretaria Executiva de Saúde Pública, ligada à Secretaria Municipal de Ações Sociais, além de uma Unidade Móvel que está percorrendo maternidade, pediatria, clínicas e presídio feminino da cidade, para atingir este objetivo, a exemplo do que ocorreu em junho, na primeira etapa.

A abertura da campanha nacional foi durante um ato simples, mas de grande importância, no Gastão de Oliveira. Presentes a secretária municipal Maria Antonieta Sabatel, de Ações Sociais; secretário executivo Lauther Serra, de Saúde Pública, além de assessores. Ao aplicar a primeira dose na pequena Yasmin, de apenas dois anos, Antonieta destacou a importância da imunização e solicitou às mães corumbaenses para que “levem seus filhos aos postos mais próximos de suas casas, para vacinar os filhos e manter o Brasil livre da doença”. Lembrou também que o trabalho desenvolvido pela equipe da Prefeitura, está contribuindo para o sucesso da campanha.

Yasmim foi a primeira criança vacinada nesta segunda etapa contra a paralisia infantil em Corumbá. Ela é filha de Jorcilene Costa Espinosa, 19 anos. Moradora no bairro da Popular Velha, ela chegou cedo ao Maria Leite, para imunizar seus filhos. Estava também com Luiz Felipe, 4 anos, que também recebeu a gotinha, aplicada pelo secretário Lauther Serra. “É uma vacina importante para garantir a saúde de meus filhos. Desde que nasceram, os dois recebem todas as doses, não só contra paralisia, mas também contra outras doenças”, disse Jorcilene.

O secretário Lauther Serra informou ainda que, além da vacina contra paralisia, a Prefeitura está disponibilizando outras vacinas, entre elas a tetravalente (contra difteria, tétano e coqueluche), para aumentar os índices de imunização e colocar em dia o cartão de vacinação. “É mais abrangente. Estamos aproveitando para atender a população com outras vacinas importantes para a saúde da criança e até mesmo do adulto”, enfatizou, lembrando que, ao mesmo tempo, “todas as crianças estão sendo pesadas, como parte do programa Bolsa Família”.

Angélica Vera da Silva, 20 anos, levou sua filha, Ana Luiza, 2 anos, para vacinar contra a paralisia e aproveitou para imunizar a criança contra difteria, tétano e coqueluche, reforço. Segundo ela, “as mães devem ficar sempre atentas e garantir a saúde dos filhos, vacinando, mantendo o cartão em dia”.

A campanha em Corumbá vai até o final deste sábado, o chamado Dia D. No entanto, as vacinas ainda estarão disponíveis nas unidades de saúde. Esta manhã, após a abertura no Gastão de Oliveira, Maria Antonieta, Lauther Serra e integrantes da equipe da Saúde, visitaram outros postos de vacinação, para acompanhar os trabalhos. Eles acreditam que, mais uma vez, a cidade ultrapassa a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é vacinar 9.714 crianças. Na primeira etapa, foram 10.232, 100,08%. A explicação é que as campanhas sempre atendem também as crianças bolivianas que residem do outro lado da fronteira.


A secretária de Ações Sociais, Maria Antonieta, abriu a campanha

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content