Vacinas Tetravalente e Sabin estão disponíveis nas USFs locais

Estão disponíveis nos postos de saúde de Corumbá as doses da vacina Tetravalente, que previne a incidência de difteria, tétano, coqueluche e meningite. A imunização começou na segunda-feira (2) e pretende cobrir 95% das crianças menores de cinco anos, conforme estabelece o Ministério da Saúde. Ao longo das últimas semanas, agentes comunitários visitaram diversas residências chamando os pais para que atualizem as carteiras de vacinação dos filhos. A segunda dose das gotinhas da vacina Sabin, contra póliomelite, também já pode ser encontrada nas Unidades de Saúde da Família (USFs).

A vacina tetravalente (DPT + HIB) é aplicada em menores de um ano. Já para aquelas de até cinco anos, as doses são contra a tríplice bacteriana (difteria, tétano e coqueluche). As duas estão disponíveis nas USFs de Corumbá e não são indicadas somente para os pequenos que estiverem com febre, tratamentos médicos ou tenham alergia a ovo.

O responsável pelo Núcleo de Imunização da Secretaria Executiva de Saúde, Wangley Bento de Campos, destacou a importância da atualização das carteiras de vacinação, lembrando que a segunda dose da vacinação contra póliomelite (paralisia infantil) já começou a ser aplicada. A meta é imunizar 10,1 mil crianças menores de cinco anos nesta segunda etapa. A intenção é atingir 100% da cobertura antes do dia “D” da campanha, previsto para 14 de agosto.

Na primeira fase, Corumbá ficou entre os 20 municípios de Mato Grosso do Sul a superar a meta de imunização contra a paralisia infantil. Ao todo 10,2 mil crianças receberam as duas gotinhas da vacina Sabin, totalizando 100,08% da previsão feita pelo Ministério da Saúde.

Postos de vacinação

As doses da vacina Tetravalente estão disponíveis nas unidades de Estratégia de Saúde da Família do Dom Bosco, na Alameda Laranjeira, s/n, no bairro Dom Bosco; Beira Rio, na Rua Delamare, s/n, Centro; Luiz Fragelli, Rua Eugenio Cunha, bairro Universitário; Gastão de Oliveira, Rua Nossa Senhora da Conceição, no Maria Leite; Vitória Régia, no conjunto Vitória Régia; Fernando Moutinho, rua: Rio Grande do Sul, no Cristo Redentor;

Kadiwéus, Rua Cyríaco de Toledo, bairro Kadiwéus; Dr. Paulo Maissato, Rua Cyríaco de Toledo, na Nova Corumbá; São Bartolomeu, Rua Pernambuco, bairro João de Deus; Dr. Humberto Pereira, na Rua Luiz Feitosa Rodrigues, no Nossa Senhora de Fátima; Aeroporto, na Rua Cyríaco de Toledo, bairro Aeroporto; Centro de Saúde da Mulher, na rua: 15 de Novembro, Centro, e Centro Saúde da Ladeira Cunha e Cruz, na Ladeira Cunha e Cruz, Centro.

Todas estas unidades possuem também as doses da vacina Sabin (paralisia infantil). A imunização também ocorre na Escola Municipal Fernando de Barros, Centro América e na Unidade Volante (maternidade, presídio, clinicas particulares).

Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content