Consultoria do “Caminhos do Sabor” começa nesta quinta-feira

Os empresários do setor de alimentação fora do lar que se inscreveram nas consultorias oferecidas pelo projeto “Caminhos do Sabor – Seu destino mais competitivo” devem comparecer, às 15h30 desta quinta-feira (9), à reunião de alinhamento, que ocorre na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na Avenida Rio Branco, 1180, bairro Universitário. A reunião tem como objetivo definir os dias em que os técnicos irão até os estabelecimentos comerciais para realizar os treinamentos. A previsão é que esta fase ocorra entre os dias 13 e 17 de setembro. Serão duas turmas, dividas nos períodos matutino e vespertino.

Caminhos do Sabor

Esta é a 5ª etapa do projeto em Corumbá, que tem como o objetivo aumentar a competitividade entre os estabelecimentos voltados para a alimentação fora do lar. Na primeira fase, foi criado um grupo de governança local e pesquisa de oferta e demanda. Entre 21 de maio e 6 de junho, aconteceram os questionamentos sobre quais pratos os visitantes procuram nos restaurantes e preferências de pratos típicos. Com base nos resultados encontrados durante a pesquisa, os consultores da Associação de Bares, Restaurantes e Similares (Abrasel) se reuniram com os empresários locais no dia 4 de agosto, para definir o plano de ação e debater os pontos considerados falhos dentro do setor.

Agora, o treinamento desta fase é voltado para capacitar as empresas a programar ações que ampliem a qualidade dos serviços e produtos oferecidos pelos empresários pantaneiros. Os participantes passarão por consultoria e treinamento para melhoria do atendimento, com ênfase na relação entre turismo e gastronomia; segurança dos alimentos e implementação das boas práticas na empresa; gestão, incluindo a geração e análise de indicadores de desempenho do negócio. Também estão programadas, ainda nesta etapa, ações voltadas para estimular a aplicação continuada de treinamentos, através de metodologia de ensino com vídeo-aulas e para a melhoria da apresentação e promoção das empresas.

Corumbá foi escolhida para participar do projeto por ser considerada um dos 65 principais destinos turísticos do Brasil, por meio da pesquisa feita em 2007 pelo Ministério do Turismo. Além do município pantaneiro, Campo Grande e Bonito também participam do programa. O programa “Caminhos do Sabor” conta com o apoio da Prefeitura de Corumbá e é conduzido pelo Ministério do Turismo e Abrasel. Foram disponibilizadas 30 vagas para proprietários de bares, restaurantes, lanchonetes ou padarias.

Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content