Prefeitura prepara mega-operação de combate à dengue na região

A Prefeitura de Corumbá desencadeia a partir de outubro uma mega-operação de combate à dengue. A ação será desenvolvida em toda a fronteira entre Brasil e Bolívia, envolvendo Ladário e as cidades bolivianas de Puerto Quijarro, Puerto Suarez e Arroyo Concepcion, como forma de evitar que a região volte sofrer uma epidemia da doença, a exemplo do que ocorreu em 2009. A ação será semelhante aos trabalhos desenvolvidos a partir do fim do ano passado e no primeiro semestre de 2010, envolvendo um grande número de parceiros.

A coordenação da ação estará a cargo da Secretaria Executiva de Saúde Pública, ligada à Secretaria Municipal de Ações Sociais. A gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Viviane Ametlla, explica que a iniciativa ação permitirá, de forma intra e intersetorial, intensificar os trabalhos de combate a um dos maiores problemas de saúde pública, por meio da mobilização social, tanto em Corumbá e nos municípios vizinhos.

Conforme ela, serão ações de educação em saúde, com ênfase na vigilância sanitária, ambiental e entomológica, por meio do manejo ambiental, tratamento, bloqueio e controle químico e mecânico, retirada e queima de pneumáticos, bem como por meio de ações pós Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), trabalho de rotina, limpeza de terrenos baldios, difícil acesso e inspeção e aplicação de termos legais a imóveis abandonados que possam representar risco a saúde da população.

"Um ponto importante será sensibilizar a população quanto à necessidade de manter a cidade limpa e livre de reservatórios inservíveis, que no período de chuvas tendem a servir de depósitos propícios a oviposição da fêmea do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue", explicou a gerente.

Em Corumbá, os trabalhos serão realizados por setores, conforme os estratos do LIRAa. A cidade será dividida em quatro regiões. Cada uma delas contará com uma equipe composta por 20 pessoas, responsáveis pelos serviços de limpeza de terrenos baldios e recuperação de imóveis fechados e abertos que necessitem de limpeza com retirada de depósitos inservíveis.

Centro

Os trabalhos começam já no dia 5 de outubro pela área central de Corumbá. Viviane Ametlla informa que uma equipe integrada por 26 pessoas, com apoio de soldados do Exército, vai visitar os imóveis abandonados e fechados na região, para eliminação dos focos da dengue. O mutirão de limpeza contará com participação da Vigilância Sanitária, responsável pela abertura dos imóveis e a autuação dos proprietários. "Dois caminhões nos auxiliarão para retirada do lixo. Além disso, vamos fazer limpeza, tratamento e instalação de capas em reservatórios", comentou.

A mega-operação é fruto de uma parceria entre as Prefeituras de Corumbá e Ladário, e a Alcadia de Puerto Quijarro, com apoio do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Quinto Distrito Naval Santa Cruz, Alcadias de Arroyo Concepcion e Puerto Suarez, Polícia Ambiental, Embrapa Pantanal, Comitê Municipal no Combate a Dengue, ANVISA, Conselho Municipal do Meio Ambiente, PrevFogo, Corpo de Bombeiros, Sanesul, Unipav, Votorantim, Agesa, Andorinha cargas, Conselho Municipal de Saúde , Ministério Público Federal, entre outros.

Skip to content