Corumbá divulga edital para escolha de imagens do calendário

 

A Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, está selecionando fotografias para a produção do Calendário dos Eventos Turísticos e Culturais de Corumbá 2011, que serão distribuídos no Brasil em feiras, congressos e outros grandes eventos onde Corumbá se fizer presente com sua cultura e belezas naturais durante todo o ano de 2011, e direcionado a agência e operadoras de turismo.

Para a produção do Calendário 2011, serão selecionadas, por meio de um concurso de fotografias, 12 fotografias com os seguintes temas: Pantanal em seus aspectos, paisagem, arquitetura, folclore, cultura, eventos, fauna, flora, praças e o cotidiano, que deverão ser tiradas dentro do município de Corumbá e inscritas durante o período de 1º a 28 de outubro de 2010.

O Concurso de Fotografias tem por objetivo despertar na população o interesse pelas belezas da cidade e incentivar os fotógrafos amadores ou profissionais a registrar os diferentes aspectos do município de Corumbá, contribuindo desta forma para o registro histórico da cidade.

Os trabalhos fotográficos deverão ser inscritos por seus autores na sede da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, localizada à Rua 15 de Novembro, 659, Centro, de 1º a 28 de outubro de 2010. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora que selecionará 12 fotos para ilustrar o Calendário dos Eventos Turísticos e Culturais 2011, e a melhor fotografia receberá um prêmio em dinheiro no valor de R$ 1 mil.

REGULAMENTO

POR ESTE INSTRUMENTO, FICA INSTITUÍDO O CONCURSO DE FOTOGRAFIAS – CALENDÁRIO DOS EVENTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS 2011, PROMOVIDO PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE CORUMBÁ, POR

MEIO DA FUNDAÇÃO DE CULTURA E TURISMO DO PANTANAL.

AS FOTOGRAFIAS INSCRITAS DEVEM ESTAR INSERIDAS NOS SEGUINTES TEMAS: Pantanal em seus aspectos, paisagem, arquitetura, folclore, cultura, eventos, fauna, flora, praças e cotidianos da cidade de Corumbá.

Cap. I – OBJETIVOS

Art. I – Despertar na população em geral o interesse pelas belezas da cidade e incentivar os fotógrafos amadores ou profissionais a registrar os diferentes aspectos urbanos do Município de Corumbá, identificados e localizados, contribuindo desta forma para o registro histórico da cidade;

Art. II – Incentivar a participação popular de uma maneira em geral.

Cap. II – PARTICIPAÇÃO E MOSTRA

Art. III – A participação neste concurso é aberta a toda a população (exceto servidores municipais), inclusive para fotógrafos profissionais. Cada concorrente poderá participar com até 03 (três) trabalhos.

Art. IV – Todas as fotos e os arquivos digitais inscritos serão propriedades exclusivas da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, que farão parte do acervo municipal de fotografias e não serão devolvidas aos participantes, independente de sua classificação no concurso. As 12 (doze) fotos escolhidas pela comissão julgadora farão parte em 2011 do Calendário dos Eventos Turísticos e Culturais de Corumbá. O candidato no momento da inscrição firmará o compromisso aqui exposto.

a) As fotografias inscritas deverão ser devidamente identificadas (nome da foto e autor) e impressas no tamanho 20X30 cm, acompanhadas de arquivo digital em alta resolução, mínimo em 300dpi e 1024X768 pixels e gravada em CD.

c) A Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal será responsável pela catalogação, pelo arquivamento das fotografias, pela exposição das fotos no calendário de Corumbá 2011, bem como pela proteção dos direitos autorais dos materiais escolhidos.

Art. V – A Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal terá o direito de, respeitada a veiculação da autoria da foto, de expor, divulgar e reproduzir todas as fotografias inscritas, selecionadas ou não, sem que isto venha gerar quaisquer ao erário público municipal.

Cap. IV – DAS FOTOGRAFIAS

Art.VI – A(s) fotografia(s) deverá(ão) ser apresentada(s) em tamanho ampliada (as) 20X30cm, sem borda. A ampliação não poderá ser oriunda de nenhum tipo de montagem proveniente de qualquer recurso instrumental de computação, sendo que neste caso fica vedada sua inscrição no concurso ou a sua desclassificada no caso de já estar inscrita.

Art. VII – A fotografia deverá ser entregue revelada em tamanho 20X30cm e gravada em CD, nomeada, no tamanho mínimo em 300dpi e 1024X768 pixels, dentro de um envelope, identificado com etiqueta adesiva com o nome da foto, nome do autor e número da inscrição. As inscrições deverão ser feitas, de 1º a 28 de outubro de 2010, na Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, na rua XV de novembro 659, Centro, CEP: 79332-000, Corumbá-MS, das 07h30 às 17h. Informações nos telefones: (67) 3231-2886 / 3232-5221.

Art. VIII – As fotografias em que apareçam pessoas de forma identificável, para serem inscritas no concurso, deverão estar acompanhadas de declaração formal de cada pessoa identificada nas fotos participantes, autorizando o uso de sua imagem e declarando ciência que não farão jus a quaisquer indenizações pelo uso de sua imagem, e aceitando as condições estabelecidas pelo concurso.

Art. IX – A revelação das fotografias, bem como as cópias, poderá ser feita nos laboratórios de livre escolha do concorrente.

Cap. V – JULGAMENTO

Art. X – A Comissão Julgadora será constituída de 05 (cinco) membros, sendo 02 (dois) representantes da comunidade local que conheça a cidade e sua história (que não estejam participando do concurso), 01 (um) representante da Sub-Secretaria de Comunicação Institucional, e 02 (dois) fotógrafos profissionais convidados pela organização, e que não estejam participando do concurso.

a) Os jurados serão selecionados e convidados pela Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal;

b) A Comissão Julgadora fará a seleção das fotos entre os dias 03 e 04 de novembro;

c) A divulgação das 12 (doze) fotos selecionadas e a premiação da melhor fotografia será no dia 11 de novembro de 2010 no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez, durante a abertura do Festival Gastronômico 2010, permanecendo expostas até o dia 30 de novembro de 2010.

d) A decisão da Comissão Julgadora será irrecorrível;

Art. XI – Após o julgamento e premiação, o resultado do concurso com a lista das fotos e fotógrafos selecionados será divulgada ao público através da imprensa e no site oficial de Corumbá: www.corumba.ms.gov.br.

Cap. VI – PREMIAÇÃO

Artigo XII – As 12 melhores fotografias selecionadas pela comissão julgadora serão premiadas com a divulgação da foto devidamente nomeada e com o nome do fotógrafo no Calendário dos Eventos Turísticos e Culturais de Corumbá 2011. A foto que obtiver a maior pontuação da comissão julgadora, seu autor receberá uma premiação em dinheiro no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais).

Art. XIII – Os casos omissos a este Regulamento deverão ser resolvidos pela Comissão Organizadora do concurso de fotografia dentro do prazo máximo de 24 horas após a divulgação oficial do resultado do concurso pela imprensa.

Corumbá/MS, 29 de setembro de 2010.

Carlos Adalberto Pereira Porto

Diretor-Presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal

Skip to content