O relatório da auditoria realizada no Hospital de Corumbá será apresentado na tarde desta segunda-feira, a partir das 14 horas, em ato no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá, com a participação de representantes dos mais diferentes segmentos da comunidade. O evento terá participação também do promotor Ricardo de Melo Alves, da Promotoria de Justiça e Cidadania que, na última sexta-feira, recebeu a primeira parte dos documentos entregue pelo presidente da Junta que administra a instituição, Lamartine de Figueiredo Costa, pelo secretário executivo de Saúde Pública, Lauther da Silva Serra, e pelo procurador-geral do Município, Marcelo Dantas.
As informações foram levantadas pela empresa BDO do Brasil Auditores Independentes e a explanação desta segunda-feira, faz parte do acordo judicial firmado em maio deste ano entre o Ministério Público Estadual (MPE), as prefeituras de Corumbá e Ladário e a Secretaria Estadual de Saúde.
A auditoria realizada é referente ao ano de 2008. A BDO do Brasil encaminhou dois cadernos contendo todas as informações referentes à gestão do Hospital de Corumbá em 2008, apesar da ausência de documentos e notas fiscais constatados pela empresa. Outras irregularidades também verificadas durante aquele ano.
Segundo foi apurado pela Junta Interventora, a dívida do Hospital gira em torno de R$ 12 milhões, sem contar duas transações bancárias (empréstimos) no ano de 2009. A primeira foi em maio, no valor de R$ 2 milhões, e a segunda em dezembro, de R$ 1 milhão.
No encontro com o promotor, Lamartine reafirmou que a administração do Hospital de Caridade de Corumbá tem urgência na conclusão de todo o trabalho, visando encaminhar relatórios referentes ao ano de 2009 e parte de 2010 ao Ministério Público Estadual para que sejam tomadas todas as providências necessárias.