Vacinação anti-rábica começa nesta terça pelo centro de Corumbá

A Prefeitura de Corumbá inicia nesta terça-feira (5) a campanha de vacinação contra a raiva animal na área urbana, que se estende até o dia 23 de novembro, sempre no horário das 07h30 às 14 horas. Os trabalhos começam pelo centro da cidade e, a exemplo dos anos anteriores, será realizado de casa em casa. Para garantir melhor cobertura durante a campanha, a Prefeitura terá sempre pontos de apoio em um local estratégico na área de atuação. Nesta terça-feira, por exemplo, o ponto foi montado na Praça Generoso Ponce, na Avenida General Rondon.

Mais uma vez, os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) contam com apoio de soldados do Exército Brasileiro para a imunização. O grupo é composto por 30 pessoas, sendo 15 agentes de endemias e 15 soldados, todos capacitados pelo CCZ. A gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria Executiva de Saúde Pública, Viviane Ametlla, explica que, mesmo com Corumbá não registrando caso desde julho de 2008, a campanha será mais uma vez de casa em casa, atendendo à orientação do Ministério da Saúde, pelo fato de a circulação viral ser forte na região, diante de casos ocorridos principalmente na Bolívia.

"Estes casos na Bolívia mostram que a circulação viral na região ainda é forte, o que nos faz manter a ação de casa em casa, para evitar aglomeração de animais", afirmou a gerente. Ela adianta que este processo está sendo positivo, principalmente pelo fato de Corumbá não registrar casos há mais de dois anos. "Isto se deve principalmente ao apoio que temos recebido da população. Nos anos anteriores, os proprietários facilitaram os serviços, abrindo as portas de suas residências, facilitando o acesso das equipes de vacinadores. Isto é fundamental para imunizarmos os animais", comentou.

Cronograma

Além da vacinação na área central nesta terça-feira, o cronograma divulgado pelo CCZ prevê para quarta-feira vacinação na região de entorno à Estação de Transbordo; na quinta-feira (7), no entorno da oficina existente na Rua Afonso Pena com a Albuquerque; no dia 8, na região do Poliesportivo: nos dias 13 e 14, no entorno da Igreja Sagrado Coração de Jesus.

No dia 15, sexta-feira, o atendimento será na região do Beira Rio; dia 18, na Cervejaria; dia 19, no Arthur Marinho; dia 20, no Generoso; dias 21 e 22, bairro Dom Bosco; dia 25, bairro Aeroporto, no entorno da Praça do Aeroporto; dia 26, no entorno da Igreja Peniel; dia 27, no entorno da empresa Força Nova; dia 29, no bairro Nossa Senhora de Fátima; dia 1º de novembro, na Popular Nova; dia 3, no Jardim dos Estados.

No dia 4 de novembro, a vacinação acontece na região do Guarani; dia 5, na Nova Corumbá; dia 8, no Guatós; dia 10, no Cristo Redentor; dia 11, também Cristo, no entorno da Escola Municipal Damy; dia 12, na Popular Velha, no entorno da Escola Octacílio Faustino; dia 16, também na Popular Velha, no entorno da Igreja São Vicente; dia 17, no bairro Centro América; dia 18, no Previsul e Industrial; dia 19, no bairro Maria Leite; dia 22, no Universitário, no entorno da praça de esporte da escola Castro Brasil; e no dia 23, também no Universitário, no entorno da Escola Municipal Delcídio do Amaral.

Skip to content