Inauguração da decoração natalina em Corumbá será no dia 10

A Prefeitura de Corumbá prepara os últimos detalhes para a inauguração da decoração natalina da cidade. As equipes da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal estão trabalhando para finalizar a programação cultural e decorativa da Capital do Pantanal. O ato oficial de abertura do "Jardim do Natal" está previsto para o próximo dia 10 de dezembro, na Praça da Independência.

Através de um projeto que atende as principais ruas de Corumbá, Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez e o Jardim da Independência, as luzes e personagens típicos do período natalino vão encantar a população. Haverá também uma extensa programação cultural em diversos pontos da cidade.

A Praça da Independência passa a ser chamada "Jardim do Natal", a partir do dia 10 de dezembro. Isso porque o foco da decoração estará naquele local. O coreto se transformará na "Casa do Papai Noel" e uma árvore de 12 metros deve ser montada ali. Os projetos participantes do Concurso de Presépios estarão na praça para apreciação e escolha do público. Ainda de acordo com os organizadores, 20 bolas gigantes ficarão distribuídas em pontos do Jardim, além de 11 colibris metálicos com micro-lâmpadas revestidas em mangueira plástica. Nos lagos, canoas e vitórias-régias.

Nas ruas centrais de Corumbá, estão previstas decorações com o espírito natalino. Serão instaladas as luzes em trechos das ruas Frei Mariano, Delamare, Quinze de Novembro e Treze de Junho. O prédio do Instituto Luiz de Albuquerque (ILA) receberá 21 cristais de gelos formados pelas micro-lâmpadas revestidas em mangueira plástica. O prédio do antigo Hotel Galileu e o portal de entrada da cidade também receberão decorações especiais.

Uma das inovações deste ano será o uso de 80 projetores com lâmpada de vapor metálico. Eles serão nas cores verde e vermelho, utilizados para iluminar o Centro de Convenções do Pantanal. Os funcionários da Fundação de Cultura trabalham em ritmo acelerado para finalizar os detalhes de outros elementos que vão compor a decoração como as armações de ferro que representam 2 anjos gigantes, 22 bolas natalinas e 50 estrelas. Todos estão recebendo o revestimento das micro-lâmpadas brancas e douradas.  

Ao todo 20 pessoas trabalham desde o início de novembro com montagem e confecção dos elementos decorativos. "Os trabalhos de elaboração e execução do projeto de iluminação natalina começaram no final de outubro e devem culminar no dia 10 de dezembro, com a inauguração oficial da decoração natalina, além de atrações culturais. Também estamos preparando o Auto de Natal", reforçou o diretor presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal e secretário executivo de relações institucionais, Carlos Porto.

Segundo a superintende de Cultura, Heloísa Urt, a programação cultural e projeto de iluminação deve surpreender a população. "É uma decoração que vai chamar a atenção e atrair crianças e adultos. Estamos trabalhando para fazer uma programação de Natal que atenda não somente a região central, mas outras localidades também", comentou.  

As equipes da Fundação de Cultura e Turismo definem os últimos detalhes da programação oficial, que deve levar apresentações do coral Cidade Branca e Manoel Florêncio para instituições de Corumbá. O tradicional "Auto de Natal" está previsto para o dia 21 de dezembro.

Skip to content