Casas para quem precisa, uma das maiores conquistas de Ruiter

Hoje, quarta-feira, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira assinou contrato na Caixa Econômica Federal, em Campo Grande, que assegurou a construção de mais 260 casas em Corumbá. O ato foi simultâneo à solenidade comandada pelo presidente Luiz Inácio Lula de Silva que, de Salvador, na Bahia, oficializou milhares de unidades habitacionais em todo o Brasil, por meio do programa Minha Casa Minha Vida. Para Corumbá, os investimentos, nesta etapa, somam R$ 11,8 milhões.

Para o prefeito Ruiter Cunha, o programa habitacional na cidade tem sido a maior conquista de seu governo. Na semana passada, antes do Natal, ele inaugurou a primeira etapa do PAC – Casa Nova, o conjunto habitacional Ana de Fátima Brites Moreira, com 272 casas de um total de 800 que estão sendo construídas no bairro Guatós pela Prefeitura Municipal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC-Casa Nova. A iniciativa, cujo investimento é de R$ 28,5 milhões, está contribuindo sensivelmente para a redução do déficit habitacional local, até então estimado em 4,5 mil moradias.

"Foi um projeto que a gente fez e, graças a Deus, estamos concretizando", afirmou o prefeito, citando que uma das novas moradoras do conjunto, Mônica Ritari, 30 anos, visivelmente emocionada, chorou ao receber as chaves de seu novo lar. "A nossa emoção certamente foi igual ou maior. Emoção de poder estar com ela participando de um momento como este, tão especial para a gente. Não só eu, mas toda a equipe está sensibilizada com este ato. Foi de fato a conquista da maior envergadura do nosso governo", acrescentou.

Para Ruiter, o acesso à casa própria está sendo o caminho para a cidadania para as primeiras 272 famílias que estão sendo reassentadas no novo conjunto, principalmente para aquelas famílias que estavam em situação mais vulnerável. "Estamos disponibilizando a estas famílias o que há de melhor. Otimizamos os recursos e pudemos entregar um conjunto com toda infraestrutura e conforto", acentuou, referindo-se à implantação da rede de esgoto sanitário, que tornou desnecessárias as fossas sépticas. Com isso, os recursos foram aplicados na melhoria da própria casa, inclusive com a possibilidade de ampliação e até espaço para lazer no interior do conjunto.

Conforme relatou Ruiter, o ato foi a materialização de um sonho, de toda uma vontade e de uma política pública planejada desde o início do primeiro mandato. "Era o maior desafio que nos foi colocado quando assumimos. O grande problema de Corumbá era o déficit habitacional. Dados da Agencia Estadual de Habitação na época já apontavam um déficit de mais de 4 mil moradias. Era uma missão muito difícil, um verdadeiro desafio, mas a gente se dedicou, foi buscar recursos e, por meio de projetos bem elaborados e de parceiros fundamentais, obtivemos êxito", salientou.

O prefeito destacou também que um dos grandes parceiros está em Brasília-DF, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, ao lançar o PAC, abriu um enorme campo para Corumbá reduzir seu déficit habitacional. Para ele, Lula apoiou o desenvolvimento da cidade, proporcionando conquistas imensas nas áreas de infraestrutura urbana, saúde, educação, saneamento básico, habitação, além de outras áreas.

"Conseguimos nos credenciar no programa graças ao presidente Lula, que incluiu Corumbá na primeira etapa, destinada apenas a municípios com mais de 150 mil habitantes. Nossa cidade foi inserida por conta da articulação política e, acima de tudo, à sensibilidade que o presidente teve conosco", enfatizou.

A mesma sensibilidade, na avaliação do prefeito, foi demonstrada até mesmo no fim do governo do presidente, com a oficialização de mais uma etapa do Minha Casa Minha Vida, nesta quarta-feira, com Corumbá sendo um dos municípios brasileiros a assinar o contrato.

Skip to content