Celebração do Dia do Samba começa dentro do transporte coletivo

Reconhecida como o melhor Carnaval do Centro-Oeste brasileiro, Corumbá tem uma ligação intensa com o ritmo mais popular do país. Por isso, nesta quinta-feira, 02 de dezembro, Dia Nacional do Samba, a Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal preparou uma série de atividades para celebrar, com muita alegria e descontração, a data. E as homenagens começaram logo cedo, com o "Itinerário do Samba". O grupo Composto Simples animou os passageiros da linha Centro/Nova Corumbá.

"Esta é uma data que tem tudo a ver com a nossa cidade. Corumbá é conhecida por ser uma cidade alegre e o ritmo do samba faz parte do dia-a-dia de nossa população", comentou o diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo e secretário executivo de Relações Institucionais, Carlos Porto. O cronograma festivo prossegue durante todo o dia. Às 14h20, o "Itinerário do Samba" vai à linha Centro/Fronteira.

Às 16h30, a Banda Manoel Florêncio tocará alguns dos grandes sucessos dos principais compositores brasileiros no Transbordo, localizado na rua Antonio Maria com a Delamare. Durante a noite, o Teatro de Arena do Porto Geral recebe os alunos que concluíram os cursos de Percussão, Passista, Mestre-Sala e Porta-Bandeira. A capacitação aconteceu durante o mês de novembro e foi realizado pela Prefeitura de Corumbá.

"O objetivo foi aprimorar as técnicas das agremiações em quesitos de suma importância no somatório de notas que define os campeões dos grupos de acesso e especial", reforçou Carlos Porto. A apresentação começa às 20h30 desta quinta-feira. A programação termina com Roda de Samba com os grupos Sedução e Banda do Roxo também no Porto Geral a partir das 21h.

Samba

O dia do Samba, 2 de dezembro, foi instituído pela Câmara de Vereadores da cidade de Salvador em 1940, como parte das homenagens ao compositor Ary Barroso, que um ano antes lançou "Aquarela do Brasil". A festa foi se espalhando pelo Brasil e em 1963 foi instituído o Dia Nacional do Samba.

A comemoração do Dia Nacional do Samba em Corumbá tem como objetivo contribuir com a consolidação dessa grande manifestação popular, a exemplo do Carnaval, presente no povo corumbaense e transmitidas aos turistas.

Skip to content