Educação: Corumbá busca melhores resultados com planejamento

Uma das ferramentas utilizadas pela Prefeitura de Corumbá para garantir a qualidade na educação básica é a valorização dos professores por meio do investimento na capacitação e atualização profissional. Para isso, nesta terça e quinta-feira (1º e 3 de fevereiro), serão realizadas formações continuadas com os corpos docente e administrativo das escolas e creches da Rede Municipal de Ensino (Reme). O foco está no planejamento das ações para o ano letivo de 2011, visando à aprendizagem dos 18 mil alunos, que retornam às salas de aula no próximo dia 4.

Para incentivar os professores a buscar o trabalho em equipe e preparação antecipada dos conteúdos, a formação continuada desta semana começa com o artigo "A arte da improvisação", escrito pelo economista Claudio de Moura Castro e publicado na revista Veja no dia 12 deste mês. O texto trata da relação do planejamento com o processo de aprendizagem. "Planejando, o professor pesquisa mais, não fica preso somente ao livro didático e procura mais alternativas para repassar o conteúdo aos alunos", observou o secretário municipal de Educação, Hélio de Lima.

As formações continuadas começam ao mesmo tempo em todas as escolas e creches da Reme, e os servidores participam das atividades dentro de seus turnos de trabalho. No primeiro dia, haverá dinâmicas e apresentações de todos que vão atuar nas escolas, com o objetivo de fortalecer a integração, marcando o compromisso do trabalho em equipe. Em seguida, serão debatidos os regimentos internos de cada escola, o projeto político-pedagógico, o calendário escolar e programas desenvolvidos em parceria com o Governo Federal. Na quinta-feira, o foco será no trabalho pedagógico, envolvendo as matrizes e diretrizes curriculares, coletânea pedagógica, plano de aula e apresentação das estatísticas do ano passado.

O secretário Hélio ressaltou que até o fim do ano acontecerão mais quatro encontros entre os servidores da Secretaria de Educação e os professores e servidores das escolas municipais. "Precisamos monitorar se os investimentos feitos nas unidades escolares realmente estão canalizados para a melhoria da qualidade da educação pública municipal", acrescentou o secretário, lembrando da realização da Provinha Brasil entre os meses de outubro e novembro. O resultado deste ano vai compor um dos itens do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que será divulgado em 2012.

Como o foco é a antecipação, a Secretaria Municipal de Educação começou a planejar o ano letivo de 2011 ainda em agosto de 2010. "Educação não pode deixar para a última hora. Tem de ser planejado. Desde o ano passado estamos fazendo lotação de professores, levantamento do material didático, quantidade de merenda escolar para cada unidade. Quando o aluno chegar à escola, estará tudo pronto", afirmou Hélio. Os 18 mil alunos da Reme retornam às aulas nesta sexta-feira (4).

Skip to content