Saúde prega envolvimento nas ações articuladas contra a dengue

Mesmo com a redução do número de notificações, a Secretaria de Saúde de Corumbá está cobrando maior participação de todos os segmentos que integram o Comitê Municipal de Combate à Dengue, nas discussões de ações articuladas de prevenção e combate à doença. A preocupação se deve ao esvaziamento que vem ocorrendo gradativamente, como ficou demonstrado no último encontro, ocorrido esta semana, e que teve participação apenas de representantes da própria pasta, do Conselho Municipal de Saúde e da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário.

A cobrança foi feita pela coordenadora geral de Vigilância em Saúde, médica veterinária Viviane Ametlla que, mesmo em viagem, acompanha os trabalhos que estão sendo desenvolvidos na cidade. "O Comitê foi implantado justamente para que, juntos, de forma articulada, possamos discutir e avaliar as ações de combate à dengue. Na última reunião apenas três segmentos estiveram presentes e assim fica muito difícil continuarmos as ações articuladas e integradas. Não é porque estamos sem casos que devemos ficar descansados. Pelo contrário, temos que continuar atentos, trabalhando, para não sermos surpreendidos", cobrou.

Viviane informou que nesta quinta-feira (14), acontece a reunião mensal do Comitê de Combate à Dengue. Será às 10 horas, no auditório da Prefeitura Municipal. "Todos devem comparecer. Precisamos continuar articulados, discutindo, avaliando o que está sendo realizado, programando futuras ações", reforçou, lembrando que o Comitê é integrado por representantes de todas as pastas da administração municipal, além de organismos como a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Embrapa, Promotoria do Meio Ambiente, Conselho Municipal de Saúde, Fundação Nacional de Saúde, Secretaria Estadual e Saúde, entre outros.

Skip to content