CL e 3M decidem neste domingo (28) o título da Copa Integração Popular de Futebol Amador – Série B. A final está marcada para às 10 horas na Esplanada da Nob. As duas equipes entram em campo em total igualdade de condições. Quem vencer leva o troféu José Roberto da Costa, homenagem ao ex-presidente do Corumbaense Futebol Clube e grande incentivador do futebol local, além do prêmio de R$ 1.200. O vice fica com a taça Claudecir dos Santos Celeri (Paraná) e mais R$ 800.
Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis. As duas equipes já estão classificadas para a Série A do Campeonato Amador, que começa em setembro. Para chegar até a final, os dois times realizaram cinco jogos cada um. Na fase de grupos, o 3M foi o único dos 12 clubes (divididos em três grupos) a vencer todos seus confrontos. Foram 11 gols marcados e apenas 4 sofridos. Nas quartas de final, eliminou o Nova Corumbá ao vencer por 5 a 3.
Na semifinal, o 3M derrotou o Oficina da XV por 3 a 1. O time ainda tem o artilheiro da Série B (Kizomba fez 7 gols) e o segundo melhor goleiro da competição até aqui. Walter sofreu 8 gols. O CL, por sua vez, venceu dois jogos na primeira fase e empatou um. Foram seis gols marcados e três sofridos. Nas quartas, a equipe eliminou o Taquaral nos pênaltis. No tempo normal, o jogo terminou empatado em 3 a 3. Na semifinal, mais uma decisão na cobrança de penalidade máxima. O adversário foi o Oriental.
Nos 90 minutos de partida, o placar ficou em 1 a 1. No desempate, o CL venceu por 3 a 2. O principal goleador do time é Roggers, com 4 gols. Mas o ponto forte do finalista é a defesa. A equipe tem o goleiro menos vazado da Série B até aqui. Robson levou apenas 7 gols em cinco confrontos. A Copa Integração Popular é organizada pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Esportes (Funec).
Homenagens
Como acontece todos os anos, o troféu de artilheiro e de melhor goleiro da competição homenageiam jogadores que fizeram parte da história da cidade. Em 2011, o goleador da Série B vai levar para casa a taça João Theodoro da Silva. Já o arqueiro menos vazado fatura o troféu José Ricardo Lívio, ex-goleiro do Carijó da Avenida na década de 90.