Decreto reconhece atuação de Pe. Ernesto em prol dos pantaneiros

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) assinou nesta quinta-feira (27) o decreto nº 978 que reconhece como inestimáveis e relevantes os serviços prestados pelo Padre Ernesto Sassida ao Município de Corumbá. A homenagem, que valoriza a atuação do sacerdote junto à comunidade pantaneira, foi assinada durante a festa que comemorou os 92 anos do sacerdote, realizada no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez. O documento ressalta a história do padre e sua luta em prol da mais carente de Corumbá e Ladário.

"Ainda em meados do século passado, o amor e a perseverança levaram Padre Ernesto a criar a ‘Escola Profissional Alexandre de Castro', que inicialmente funcionava num pequeno barracão, oferecendo formação profissional a meninos e meninas pobres, como instrumento de superação da miséria. Com apoio internacional, Pe. Ernesto fundou a Cidade Dom Bosco, complexo missionário de atendimento às pessoas carentes, por meio de escola, assistência social, reforço educacional, formação profissional, atendimento à saúde e ações de cidadania", relata o decreto.

A homenagem ressalta ainda as iniciativas – Casa do Pequeno Trabalhador, o Projeto Criança e Adolescente Feliz e o Centro Profissional Dom Bosco – como apenas alguns dos muitos frutos do trabalho incansável empreendido pelo padre. "Muitos projetos são levados adiante por amigos da obra de Padre Ernesto e seus ex-alunos, como o Sino da Caridade, o Centro Padre Ernesto de Promoção Humana e Ambiental (CENPER), o Projeto Pequeno Herói e Pequeno Herói Pantaneiro e o Clube de Amigos do Padre Ernesto", prossegue.

"É o reconhecimento do Poder Público sobre o que Padre Ernesto fez em prol de Corumbá. O exemplo, a vontade e a preocupação dele nos auxilia na formação de políticas públicas que beneficiam toda nossa cidade, principalmente os que mais necessitam", ressaltou Ruiter. O fundador da Cidade Dom Bosco também foi homenageado com a Medalha do Mérito Legislativo, oferecida pela Assembléia de Mato Grosso do Sul. A honraria foi entregue pelo deputado estadual Paulo Duarte (PT), autor da proposta.

Além da medalha, oferecida às pessoas que contribuíram para o desenvolvimento e projeção do Estado, padre Ernesto ainda foi agraciado com a Comenda do Mérito Legislativo. O prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria (PT) também participou da festa. Ele presentu o padre com uma imagem de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira da Pérola do Pantanal.

Skip to content