Corumbá conhece hoje programas ligados à pesca e à aquicultura

Marcada para a tarde desta sexta-feira, 1º de março, a apresentação do Projeto Peixe Solidário e do Plano Safra de Pesca e Aquicultura. O evento acontece às 14 horas no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Goméz, e é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal e Confederação Nacional dos Pescadores.

 

O projeto Peixe Solidário visa incentivar a criação de peixe em cativeiros como forma de propiciar à população corumbaense, peixe de tanque acessível, a custo baixo, para uma alimentação saudável, de um produto rico em cálcio e fósforo e com baixíssimo teor calórico.

 

Já o Plano Safra da Pesca e Aquicultura, desenvolvimento pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, é uma nova etapa no processo de fortalecimento do setor, que está permitindo oportunidades de emprego e renda, principalmente pelo fato de que a pesca e a aquicultura são atividades consideradas fundamentais para a inclusão

social.

 

O Plano Safra da Pesca e Aquicultura 2012/2013/2014 é um instrumento para tornar mais efetivas as políticas econômicas e sociais do Governo Federal voltadas à cadeia produtiva da pesca e aquicultura. O objetivo é ampliar as ações governamentais e o desenvolvimento sustentável por meio de medidas de estímulo à competitividade e ao empreendedorismo.

 

Permite a implantação de novos parques aquícolas em lagos e represas de várias regiões do Brasil. Por meio de diversas linhas de crédito, os pequenos pescadores e aquicultores poderão investir em novas estruturas, equipamentos e barcos.

 

São financiamentos com benefícios exclusivos para cada produtor: os agricultores familiares, as cooperativas, as pescadoras, o jovem e as marisqueiras. A previsão é beneficiar em torno de 330 mil famílias brasileiras com mais crédito, juros menores e prazos bem mais estendidos.

Skip to content