Dia de Ativismo movimenta a comunidade escolar da Rede Municipal

As escolas da Rede Municipal de Ensino estão realizando nesta quarta-feira, 06, um ‘Dia de Ativismo em homenagem à Mulher’. As atividades fazem parte da programação em comemoração à Semana da Mulher que vem sendo desenvolvida pela Prefeitura de Corumbá desde a última segunda-feira.

 

O ‘Dia de Ativismo’, segundo a secretária de Educação, Roseane Limoeiro, é uma forma de despertar e sensibilizar a comunidade escolar para o tema este ano da Semana da Mulher, que é “Consolidando direitos e promovendo a autonomia das Mulheres”. A programação está sendo coordenada pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, por meio da Gerência de Articulação de Políticas Públicas para Mulheres, com apoio de parceiros.

 

Nesta quarta, logo cedo, a comunidade da Escola Municipal Almirante Tamandaré promoveu uma caminhada pela paz e valorização da mulher pelo bairro Guató, parte alta da cidade. Além disso, está desenvolvendo uma série de atividades para celebrar a data, como apresentações de dança, desfile de alunas representando mulheres que marcaram época, como Joana D’arc, Anita Garibaldi, Carmem Miranda, Carlota Joaquina, Cleópatra, entre outras, retratando a evolução e conquista da mulher no contexto histórico. Além disso, está ocorrendo também palestras com psicóloga do CRAS, teatro com equipe da saúde, além de outras atividades.

 

Roseane informou ainda que, desde o início da semana, as escolas estão trabalhando o tema Mulher de forma interdisciplinar buscando a sua valorização, visto que ela tem sido vitima da violência doméstica e isso afeta também as crianças.

 

As atividades estão ocorrendo em 18 escolas da Reme, inclusive na Zona Rural, além de duas creches, a Inocência Cambará e Rosa Josetti. São realizações como exposições de trabalhos que representam as mulheres na visão do artista, peças de teatro, músicas coreografadas, apresentações de mensagens, crônicas, homenagens, varal de poesias, jogral, palestras sobre a saúde da mulher, mesa redonda sobre os direitos da mulher, oficina de corte de cabelo e maquiagem. 

Skip to content