Corumbá abre à tarde, o Festival Gastronômico Sabores da Américas

Marcada para as 16h30 desta quinta-feira, 02 de maio, a abertura da segunda edição do FEGASA 2013, o Festival Gastronômico Sabores das Américas que acontece em Corumbá até domingo, 05, paralelo ao X Festival América do Sul (FAS). O evento será no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez e vai reunir especialistas da gastronomia de várias regiões do Brasil, bem como de outros países sul-americanos.

 

O II FEGASA é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal de Corumbá, e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) do Pantanal. Conta com a parceria do Governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDTUR/MS), Serviço Nacional do Comércio (SENAC/MS), e das instituições responsáveis pela organização do 10º Festival América do Sul.

 

A programação vai envolver atividades gastronômicas gratuitas para a população corumbaense e turistas, com oficinas e palestras shows sobre a diversidade da gastronomia sul-americana, além de degustação dos pratos elaborados pelos Chef´s.

 

Além disso vai proporcionar bons momentos para troca de experiências e para o fortalecimento do setor de alimentação fora do lar, da economia e da atividade turística da região de Corumbá.

 

Programação

 

A programação será aberta às 16h30, com um ato de boas vindas aos participantes e convidados, a cargo da ABRASEL Pantanal, FUNDTUR Pantanal e FUNDTUR/MS. A primeira palestra será às 17 horas, sobre “Sustentabilidade na cozinha – princípios do slowfood e da ecogastronomia”, com o chef Joca Mesquita, diretor e chef executivo da Aguce Gastronomia, do Rio de Janeiro. A partir das 18 horas, ele ministra uma aula show sobre “Curry de castanha de caju e galinha caipira com couscous de coração de bananeira”.

 

Na sexta-feira, 03, às 09h30, palestra sobre “Turismo e a gastronomia da América do Sul”, com Jacqueline Varanis; às 13h30, início da oficina “Muy Rico: Cozinha de fusão Brasil e Bolívia”, com o chef Marcílio Galeano, participante do reality show “Super Chef” e proprietário do Restaurante Jojô, de Campo.

 

Outra oficina acontece a partir das 17 horas com Claudinei dos Santos Lima, professor de Gastronomia do SENAC, que focará “Doces Regionais: Trufa de Pequi”.

 

Às 17h30, uma aula show com o eco-chef Marcelo Scofano, do Instituto Maniva e coordenador da Escola de Culinária Estilo Gourmet do Rio de Janeiro. O tema será o “Azeite”.

 

A última aula show do dia está marcada para às 19h30, com o chef Túlio Montenegro, do Chef Tulio Internacional Butiquim de Belo Horizonte, sobre “Tira gosto tem que ter pimenta? Evolução do uso da pimenta na alimentação”.

 

No terceiro dia, 04, a programação será aberta às 09 horas, com uma oficina sobre “Cozinha Contemporânea: Empanada sul-americana”, a cargo de Bruno Girelli, professor de gastronomia do SENAC.

 

Às 13h30, oficina sobre “Inovando a cozinha da Cidade Branca”, com o chef Marcílio Galeano. Às 15h30, oficina sobre “Coquetelaria Sul-Americana: Pisco Fizz, Pisco Sour, Caipirinha, Caipilé de Kiwi e Morango com picolé de Maracujá”, com Acácio Vieira Pereira, professor de gastronomia do SENAC      .

 

Neste mesmo dia, uma aula show está marcada para iniciar às 17h30, com o chef Duca Lapenda, do Restaurante Pomodoro e empresário da marca Oliva Verde, de Recife. Será sobre “Pintado moquecado com camarões e legumes do Brasil”.

 

O Festival Gastronômico Sabores das Américas será encerrado no dia 05 de maio, domingo, com chave de ouro. O destaque será a “Cozinha Regional: Macarrão de Comitiva com Espaguete de Bocaiúva”, que será ministrada pela professora de gastronomia Adriana Morbi. Será a partir das 15h30.

Skip to content