Encontro em Corumbá vai discutir o turismo na região de fronteira

Corumbá quer fortalecer a integração entre empresários ligados ao setor turístico e gestores governamentais para fomentar novos negócios e melhorar o atendimento ao turista na região da fronteira Brasil/Bolívia.

 

Este será o foco principal do I Encontro de Turismo de Fronteira que será aberto nesta sexta-feira, 03, às 10 horas, no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez.

 

O evento é uma realização da Prefeitura, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC); Fundação de Turismo do Estado do Mato Grosso do Sul (FUNDTUR); Federação do Comércio do Mato Grosso do Sul (FECOMÉRCIO); Associação Comercial e Industrial de Corumbá (ACIC); Universidade Federal do Estado de Mato Grosso do Sul UFMS/Campus Pantanal, além das alcadias (prefeituras) de Puerto Quijarro e Puerto Suarez, e do Governo de Santa Cruz de La Sierra. O encontro tem apoio do Sebrae/MS Sem Fronteira e acontece nos dias 03, 04 e 05 de maio.

 

A programação começa na sexta, às 10 horas, na sala Rio Paraguai com a apresentação do programa MS Sem Fronteira, do Sebrae. Em seguida, a CNC mostra os estudos realizados sobre o turismo na fronteira. À tarde, às 15h30, acontece workshop “Destino Turístico Santa Cruz e Rodada de Negócios Brasil/Bolívia” na sala Rio Piquiri. No sábado, dia 04, os operadores de turismo de Santa Cruz de La Sierra fazem uma visita técnica aos atrativos e empreendimentos da Estrada Parque Pantanal Sul.

 

Todos os demais participarão da “Agenda de Cooperação técnica para o Desenvolvimento do Turismo de Fronteira Brasil/Bolívia” no Sebrae Pantanal. Estarão em pauta os serviços de imigração para o turista no perímetro da fronteira Brasil/Bolívia; receptivo (segurança e hospitalidade) do turista no perímetro da fronteira; informação turística; financiamentos e oportunidades para a promoção do Turismo de Fronteira.

 

No domingo, dia 03, todos os operadores e gestores de turismo (trade turístico, FUNDTUR/Pantanal, FUNDTUR/MS, CNC, FECOMÉRCIO/MS, CAINCO, OGD, FTE, Governo de Santa de la Sierra, Municípios da Gran Chiquitania, Prefeitura de Puerto Suárez, Prefeitura de Puerto Quijarro e Departamento de Migración de Frontera boliviana) fazem visita técnica aos atrativos e empreendimentos de Corumbá. No período da tarde, será a vez da cidade de Puerto Suárez apresentar o potencial turístico de sua região.

 

Estão confirmadas participações de representantes da Cámara de Industrias, Comerdo y Servido (CAINCO) de Puerto Suárez e de Santa Cruz de La Sierra; da Fundacion Trabajo e Empresa da Bolívia (FTE); da Organizacion y Gestion del Destino Turistico de Santa Cruz de La Sierra (OGD); do Departamento de Migración de Frontera da Bolívia; de gestores de Turismo da Gran Chiquitania e dos trades turísticos de Santa Cruz de La Sierra, e das cidades brasileiras de Bonito e Corumbá.

Skip to content