A Prefeitura de Corumbá iniciou nesta segunda-feira, 06, a pavimentação em lajotas sextavadas do Cravo Vermelho II e III, por meio do Se Essa Rua Fosse Minha. O lançamento foi feito pelo próprio prefeito Paulo Duarte que anunciou um reforço no programa para pavimentar ruas e alamedas da cidade.
Acompanhado da pequena Estefani Lorrani Moreira da Silva, de cinco anos, o prefeito conversou com os moradores e com a equipe de calceteiros, responsável pela pavimentação das ruas e alamedas do Cravo, e reafirmou seu compromisso de resolver um sério problema da comunidade local em período de chuvas intensas: inundação.
“É um programa que foi lançado no governo anterior, do ex-prefeito Ruiter, que está tendo continuidade na nossa administração. O que faremos é fortalecer, melhorar”, disse, agradecendo a forte parceria estabelecida com a comunidade que terá um papel importante nas obras iniciadas hoje: os calceteiros são todos moradores do próprio bairro, que foram formados em um curso ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Hoje, o programa é coordenado pela Secretaria de Governo em parceria com as secretarias de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos, e também da Assistência Social e Cidadania. Conta com uma fábrica de lajotas no galpão da Seinfra, existente ao lado do Paço Municipal, com uma equipe de produção integrada por 15 pessoas, todos oriundo de um projeto desenvolvido em parceria com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen).
Ao lado da pequena Estefani, definida por ele próprio como “fiel escudeira, que foi símbolo da minha campanha”, e do vereador João Lucas Martins, Paulo caminhou pelo conjunto, ajudou o grupo de calceteiros no início dos trabalhos e projetou novas melhorias, entre elas, melhorias nas calçadas. “Precisamos pensar uma fórmula de resolver o problema das calçadas. Talvez um projeto em parceria com a própria comunidade”, observou.
Na região, os investimentos serão de R$ 292.448,10, recursos oriundos do Fundo Municipal de Investimento Social (FMIS). Esta etapa prevê pavimentação de 11 quadras localizadas na Rua 15 de Novembro, e alamedas Santo Antonio, São Ramão, Piratininga, Bahia, e outras localizadas no Cravo III.
Parceira
Na região, a comunidade demonstrou ser parceira. Além das calceteiras e calceteiros do programa, os moradores também estão envolvidos no embelezamento das ruas e alamedas do Cravo II e III. Para Cleonice Vargas Messias, presidente da associação de moradores, Paulo está cumprindo um compromisso da época de campanha. “Isso, para a minha comunidade, é muito importante. Vai resolver um grave problema, alagamentos de nossas casas em épocas de chuvas. Estamos confiantes”, declarou.
O prefeito comentou também que, principalmente no Cravo III, é preciso realizar serviços de drenagem e que os recursos estão sendo buscados em Brasília para que isto aconteça. “De nada adianta lajotar, pavimentar, se não tiver a drenagem. Na quinta, vamos entrar com um projeto na Caixa, no valor de R$ 1,8 milhão, para fazer este serviço”, explicou.