Premiação do Soy Loco Por Ti América movimenta último dia do FAS

A premiação do “Soy Loco Por ti América” foi feita na noite de domingo, 05, no Palco das Américas, encerrando as atividades da 10ª Edição do Festival América do Sul. O Concurso é um evento dentro do FAS que tem como objetivo promover uma discussão sobre a identidade cultural da América do Sul, visando à integração dos povos e realizando o encontro de cultura entre as escolas públicas e privadas de Corumbá, Ladário e entre as duas cidades Bolivianas Puerto Suarez e Puerto Quijarro.

Este ano 80 trabalhos participaram do concurso que teve como tema “Rio Paraguai: Uma rota de integrações”, que foi mostrado pelos alunos por meio de histórias em quadrinhos, poesias, redações, e desenhos. Os 40 melhores foram selecionados por uma comissão e ficaram expostos em um estande do Festival.

A premiação dos três melhores trabalhos do Ensino Fundamental e dos três do Ensino Médio ocorreu na noite de ontem, antes do show do Bloco Brasil que esquentou a últimas noite do FAS em Corumbá.

O ato teve presença inclusive do prefeito de Puerto Suárez, Roberto Vaca Yorge, que agradeceu a Prefeitura de Corumbá pelo convite. “Essa mistura de cultura que existe entre os municípios é de extrema importância, mais ainda para o nosso aluno que, hoje, recebe o reconhecimento do seu trabalho aqui neste palco”, disse.

Para a vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Cultura, Márcia Rolon, colocar a premiação no palco e no encerramento do Festival, é muito importante para demonstrar a importância do concurso. “Agradeço ao Governo do Estado por esse ano aceitar a sugestão e colocar a premiação deste concurso aqui no Palco das Américas”, comentou, para lembrar que a educação merece sempre a atenção e todos e, que este ano, foi “muito gratificante”.

A aluna Caroline Mansilha, do Ensino Médio da Escola Gabriel Vandoni de Barros, recebeu um tablet como prêmio pelo segundo lugar no concurso. Satisfeita, ele disse que, no desenho, procurou mostrar “o Pantanal como ele é, como eu o vi durante um passeio. Coloquei os bichos que temos, mostrei como eu o conheço”.

Quem ficou em primeiro lugar na categoria Ensino Médio, foi a aluna Luany de Britto Mônaco, do SESI, que escreveu uma redação a pedido dos amigos. “Eu nem ia participar do concurso, mas meus amigos acabaram me convencendo por eu escrever muito bem. Assim eu falei sobre o Rio Paraguai que, ao mesmo tempo em que divide países, os une através da cultura e das semelhanças e costumes”.

Sobre o prêmio, Luany disse que chegou em boa hora. “O que eu tenho que não é tão moderno e estragou. Eu estava esperando pra mandar arrumar, mas agora já tenho um novinho”.

Ainda no Ensino Médio, o terceiro lugar foi o aluno Evenecer Ortiz Correa, da escola Miguel Suarez Arana, da cidade de Puerto Suares. Ele recebeu uma bicicleta de prêmio.

No Ensino Fundamental o terceiro lugar ficou para o aluno Nildo Santana, da escola Nathércia Pompeo dos Santos, que recebeu como prêmio uma bicicleta; O segundo lugar ficou com a aluna Patrícia Cecília Lopes Rodrigues, da escola Tenir, que recebeu um tablet. O primeiro colocado foi Vinícius Soares Ferreira da Silva e Silva, da escola Tenir, que ganhou um computador.

Skip to content