Em encontro com produtores, Prefeitura anuncia melhorias para zona rural

Desde que assumiu a Administração Municipal, o prefeito Paulo Duarte tem atuado para aproximar o Poder Público da comunidade corumbaense. E foi com este pensamento que, na manhã desta quinta-feira, 11, integrantes das secretarias de Produção Rural, Educação e Saúde se reuniram com representantes dos pequenos produtores rurais dos assentamentos Tamarineiro I e II, Paiolzinho e Monte Azul, para apresentar soluções às principais demandas e reivindicações levantadas pela população rural.

 

O encontro integra o programa “Fala Cidadão” lançado no início do mês pelo prefeito, que está permitindo um contato mais direto da equipe administrativa com a comunidade. “É uma oportunidade de ouvirmos a população, recebermos críticas e apresentarmos as devidas soluções”, explicou o secretário de Produção Rural, Pedro Lacerda.

 

Durante o encontro a secretária de Educação, Roseane Limoeiro, informou que o prefeito Paulo Duarte autorizou serviços de reforma na Escola Municipal Rural Monte Azul, com investimentos de mais de R$ 400 mil. “Será construída uma passarela para melhorar o acesso dos alunos em dias de chuva, e toda parte interditada será recuperada. Além disso, implantaremos aparelhos de acessibilidade para os nossos alunos portadores de deficiência”, revelou.

 

A secretária lembrou que o projeto prevê reforma de todos os banheiros, incluindo pinturas, trocas de pisos e parte hidráulica. Além disso, para uma maior proteção dos alunos, será construído um alambrado no entorno da escola. “Nós queremos contribuir e fazer o melhor para as nossas crianças, pois com diálogo e colaboração, vamos atender todas as reivindicações”, definiu, adiantando a reforma de todas as escolas rurais.

 

Usina

 

Já o secretário Pedro Lacerda aproveitou para informar algumas benfeitorias já previstas, atendendo uma antiga reivindicação dos assentados. “Adianto que já foi licitada no último dia 09, a compra de todo material que faltava para colocar a usina de leite em funcionamento, inclusive com instalação da nova caldeira”.

 

Pedro Lacerda comunicou também que no Tamarineiro e no Paiolzinho, em agosto, serão entregues dois reservatórios de 50 mil litros cada. Além disso, atendendo reivindicação da população, no dia 10 de agosto, está programada uma feira de produtos da agricultura familiar na Praça da Independência, “para que todos os assentados possam comercializar no local. É uma maneira de ajudarmos os produtores com mais um lugar para venderem seus produtos. É um projeto piloto e se der certo, vamos realizar semanalmente”, garantiu.

 

Saúde

 

Um dos pedidos feito pelos pequenos produtores se relacionou à falta de água nas unidades de saúde da região. Mas esse problema já está sendo solucionado. A Secretaria de Saúde, por meio de seus representantes no encontro, comunicou a compra de caixas d’água para as regiões do Taquaral, Paiolzinho e Tamarineiro.

 

Já sobre a questão relacionada a remédios, o Município, após licitação, está recebendo os medicamentos e materiais de procedimento que abastecerão as 22 unidades (18 UBS, unidades de especialização, hemonúcleo, farmácia municipal e Pronto Socorro) que compõem a rede municipal de saúde.

 

Na tarde de ontem, 10, o almoxarifado da saúde recebeu o primeiro carregamento de diversos materiais de procedimento, como gazes, fitas de glicemia, algodão, agulha, seringa, álcool, soro fisiológico, avental, lençol descartável e demais suprimentos.

Skip to content