Parceria garante cursos técnicos para pequenos produtores de Corumbá

Na noite desta quarta-feira, 21 o prefeito Paulo Duarte e o secretário de Produção Rural, Pedro Lacerda, receberam a diretoria do Sindicato Rural de Corumbá. O resultado do encontro foi extremamente positivo, principalmente para os pequenos produtores das regiões rurais do Taquaral, Paiolzinho e Albuquerque.

 

O sindicato, por meio de parceria com o Senac/MS, oferecerá três cursos técnicos de qualificação do Pronatec, de Doces em Conserva, Bovinocultor de Leite e de Agricultura Familiar. Além da gratuidade, os alunos terão acesso a uma ajuda de custo mensal, uma vez que serão cursos técnicos com carga horária de 90 dias (8 horas por dia). As turmas já foram fechadas, com 15 alunos em cada uma, mas novas inscrições serão avaliadas.  

 

A prefeitura será parceria da iniciativa facilitando o acesso desses pequenos produtores ao consumidor final, por meio de ações no CRAS Rural, CRAS Itinerante, Feira do Produtor, além dos hotéis cadastrados junto à Fundação de Turismo do Pantanal. “A ideia é que esses alunos, com todo o conhecimento adquirido, posteriormente se organizem em cooperativas para que seus serviços e produtos ganhem mais força e penetração no mercado”, disse o presidente do Sindicato Rural, Luciano Leite.

 

O prefeito lembrou que a iniciativa está alinhada à estratégia da administração, de fortalecer o pequeno produtor rural. “Da nossa parte, o produtor terá sempre nosso apoio irrestrito! Já temos 170 pequenos produtores rurais dos assentamentos cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos (PPA) para vender parte de sua produção à prefeitura, que doará aos programas e entidades sociais ligados à Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional”, disse.

 

FEAPAN

 

O prefeito também recebeu a notícia de que a Feira Agropecuária do Pantanal (FEAPAN) será realizada entre os dias 14 e 17 de novembro, no Parque de Exposição Belmiro Maciel de Barros. O evento contará com apresentações culturais, palestras, leilões de cavalo pantaneiro e de gado de corte, leilão de ovinos e outras atividades relacionadas à cultura, tradição e economia da região. “Já temos confirmadas presença de criadores do nosso tradicional cavalo pantaneiro das regiões de Rio Verde, Bela Vista e Campo Grande e a prefeitura de Corumbá, mais uma vez, será nossa principal parceira nesse evento”, acrescentou Luciano Leite. 


Skip to content