Prefeitura celebra Dia Nacional do Idoso com manhã recreativa nesta terça

A Prefeitura de Corumbá celebra o dia 01 de outubro, Dia Nacional do Idoso, com uma animada manhã recreativa na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), a partir das 08 horas. O encontro, organizado pela secretaria de Assistência Social e Cidadania e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, vai promover apresentações culturais, oficinas de dança e atividades recreativas como incentivo à qualidade de vida.

 

O Dia Nacional do Idoso foi instituído em 28 de dezembro de 2006, pela lei de nº 11.433. De acordo com a legislação, o intuito é “promover a realização e a divulgação de eventos que valorizem a pessoa do idoso na sociedade”. Em 1999, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o 1º de outubro como o Dia Internacional do Idoso.

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a população idosa a partir dos 60 anos de idade. Nos países desenvolvidos, a classificação etária sobe para 65 anos.

 

Uma grande conquista para as pessoas da “Melhor Idade” do Brasil aconteceu em 2003, com a criação do Estatuto do Idoso, com a proposta de regular e assegurar os direitos às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. O Estatuto foi elaborado com a participação das entidades de defesa das pessoas idosas. Nele, são apresentados 118 artigos que retratam vários aspectos da vida e da saúde dos idosos; desde direitos fundamentais até questões referentes a penas e crimes cometidos contra as pessoas da terceira idade.

 

 

Skip to content