Em Corumbá, Pronatec capacita mais 637 alunos para mercado de trabalho

Um novo começo rumo a um futuro promissor para 637 alunos que concluíram os cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Corumbá e o Governo Federal. A cerimônia de formatura, realizada na noite dessa segunda-feira, 30, no anfiteatro Salomão Baruki, foi muito mais que a entrega de um certificado. Foi a conclusão de um sonho e o resgate da autoestima de centenas de jovens que sonham em mudar de vida.

 

“Eu acreditei, venci as barreiras e agarrei a oportunidade que o Pronatec me ofereceu de sonhar. Há sete anos parada e trabalhando apenas como dona de casa, enxerguei no curso de Recepcionista de Serviço de Saúde, uma forma de olhar para mim e crer que eu ainda era capaz”, declarou a formanda Marta Monteiro da Silva, de 33 anos.

 

A cerimônia contou com a presença do prefeito Paulo Duarte que, impressionado com a força e perseverança da jovem, que também foi oradora da turma, compartilhou um pouco de sua trajetória de vida profissional e falou de forma positiva aos jovens.

 

“Vendo vocês aqui, na busca por aquilo que acreditam e sonham, posso dizer a todos que o Brasil tem mudado e apesar de todas as dificuldades que ainda existem, é um país de oportunidades realmente. O que a gente precisa fazer é investir nas pessoas, no treinamento, no preparo, na qualificação profissional, em todas as formas e em todos os tipos de trabalho”, observou Duarte.

 

Ainda durante a cerimônia de formatura, o chefe do Executivo Municipal destacou a importância do projeto que conta com a parceria do Governo Federal. “Como é fundamental essa parceria com a Prefeitura Municipal, junto com o Sesi, Senai e o Senac, que dá oportunidade, qualifica, treina e prepara as pessoas para o mercado de trabalho. Há sim oportunidades, o que muitas vezes falta, é preparo e qualificação” declarou o prefeito.

 

Paulo Duarte ainda destacou as perspectivas de avanços no comércio da cidade, que promete gerar oportunidades de empregos diretos e indiretos, além de investimentos. “Eu estive com o gerente de expansão das Casas Bahia na região centro oeste, e no mês de dezembro será aberta uma filial da empresa em nossa cidade, gerando em torno de 40 empregos diretos. Atrás de uma rede desse porte e renome, outras mais virão, contribuindo para o nosso desenvolvimento”, declarou, lembrando contatos já mantidos com outros grupos dispostos a investir na cidade, com a construção de um shopping.

 

Mais vagas

 

A secretária de Assistência Social, Andréa Cabral Ulle, enalteceu os formandos pela conquista. “Parabéns a todos por mais essa etapa vencida, que é a clara demonstração que o Pronatec tem dado certo não só em outras regiões do Brasil, mas em Corumbá também”, declarou Ulle. Ela anunciou a abertura de mais 150 vagas em cursos na zona urbana para este mês de outubro.

 

A cerimônia de formatura contou com a apresentação cultural do Grupo de B-boys, que dançou ao som do Hip-Hop.  Alguns componentes do grupo também fazem curso pelo PRONATEC e buscam se qualificar e ser inseridos no Mercado de Trabalho.

 

O ato foi prestigiado por um grande número de autoridades civis e militares como o comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, Pedro Paulo de Mello Braga; o secretário de Governo, Hélio de Lima; Gerente do Senai, Marcelo Zinsly, e o vice-presidente da Fiems, Lourival Vieira Costa.

 

Atender demanda

 

A gerente do Senac, Patricia Grace Pereira da Silva, destacou a importância do programa na vida dos jovens. “O Senac, com o Pronatec, vem transformando e mudando a vida das pessoas. E nós podemos acompanhar a trajetória de alguns alunos que já estão inseridos no mercado de trabalho. Nossa meta é garantir que esses jovens qualificados em vários seguimentos, possam ser inseridos no mercado de trabalho, a partir da demanda do comércio local”, completou.

 

Nesta etapa, formaram os alunos dos cursos de Amostrador de Minérios, Eletricista Industrial, Ajustador Mecânico, Beneficiador de Minérios, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Operador de Máquinas de Usinagem Convencional, Soldador no Processo Eletrodo Revestido Aço Carbono e Aço Baixa Liga, Almoxarife, Operador de Computador, Auxiliar de Pessoal, Camareira em Meios de Hospedagem, Atendente de Nutrição, Representante Comercial, Vendedor, Recepcionista, Organizador de Eventos, Montador e Reparador de Computador, Recepcionista de Serviço de Saúde.

Skip to content