Prefeitura entrega trator reformado para pequenos produtores rurais

Depois de mais de dois anos sem funcionamento, o trator New Holland, modelo TL 75E, foi reformado pela Prefeitura Municipal de Corumbá e entregue para a APRAC (Associação de Produtores Rurais dos Assentamentos de Corumbá), entidade que ficará responsável pela máquina que volta a ser usada pelos pequenos produtores rurais em esquema de agendamento. Somente no assentamento Taquaral, local de atuação do trator, existem 394 famílias que podem ser beneficiadas com o serviço do trator.

 

Segundo o presidente da APRAC, Adão Santana, a expectativa para a chegada da máquina na região é tão grande e urgente que já há 18 produtores em fila de espera no agendamento. “Para nós, o trator é uma ajuda grande, pois estamos justamente na época de preparação do solo para várias culturas. Além disso, ele é útil em pastagens e na colheita de silagens”, afirmou.

 

De acordo com o secretário municipal de Produção Rural, Pedro Lacerda, foram investidos R$ 28 mil na reforma do veículo agrícola. “Esse trator vai ser fundamental para fazer a parte de gradagem, é um trator traçado que estava parada e se continuasse provavelmente não teria condições novamente de uso. Refizemos o motor, diferencial, ele hoje é um trator novo”, disse.

 

O secretário aproveitou para comentar sobre a recuperação e manutenção do maquinário que se encontrava disperso entre várias propriedades rurais. “Nossa preocupação junto com o CMDR (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural) era saber onde estava o maquinário. Estava nas mãos de terceiros. Buscamos, resgatamos, hoje, está concentrado na APRAT. Desde grade hidráulica, roçadeiras, todo tipo de equipamentos conseguimos recuperar de terceiros e em algumas situações tivemos até que levar a Guarda Municipal para retomar esses equipamentos da Prefeitura que hoje estão concentrados na Associação”, contou ao avisar que novos equipamentos estão sendo adquiridos pela Prefeitura para reforçar a patrulha mecanizada.

 

“Temos toda a relação do material que era da Prefeitura e estava em péssimas condições, tivemos que reformar alguns, estamos adquirindo outros equipamentos como mais uma colhedeira para sorgo e milho que é uma necessidade premente dos assentados”, afirmou.

 

Skip to content