Prefeitura muda visual do Generoso com grande mutirão de limpeza

A Prefeitura iniciou nesta quinta-feira, 31, uma grande ação de limpeza e embelezamento da área urbana da cidade, como parte do programa Corumbá Sempre Bela. Os serviços estão concentrados no Bairro Generoso e vão até sábado, 02 de novembro, com a cobertura de 16 ruas por meio de roçada, capina, retirada de entulho, iluminação pública, pintura de meio fio, operação tapa buraco, recuperação de vias pavimentadas com lajotas, além de ações preventivas contra doenças como a dengue e leishmaniose e de educação ambiental visando preservação, destinação correta do lixo e plantio de árvores.

 

O mutirão está envolvendo mais de 100 pessoas, além de equipamentos pesados como tratores, pá carregadeira, patrola e caminhões. São servidores das secretarias de Saúde (Centro de Controle de Zoonoses e Vigilância Sanitária), Educação, Assistência Social e Cidadania e de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos, além da Fundação de Meio Ambiente, da Brigada Prevfogo e da Unipav, empresa responsável pela coleta de lixo, varrição e limpeza urbana da cidade.

 

Somente os serviços de capina, roçada e retirada material de origem vegetal e outros tipos, estão envolvendo 50 pessoas, três caminhões e uma pá carregadeira. O grupo foi dividido em duas equipes, cada um atuando nos dois extremos do bairro.

 

Já a Secretaria de Infraestrutura disponibilizou equipes que estão trabalhando na melhoria de ruas não pavimentadas, recuperação das alamedas lajotadas e operação tapa buraco. Uma das alamedas que está sendo recuperada é a São Lourenço. Além de melhorar o piso (lajotas), trabalhadores estão também construindo meio fio. Logo ao lado, na Rua Marechal Floriano, máquinas pesadas estão recuperando a vida que ainda não conta com pavimento asfáltico.

 

A movimentação agradou o aposentado Lourenço Vilalva, 65 anos, residente na esquina da Marechal Floriano com a São Lourenço. “Ta melhorando bem. O problema dessa alameda é que caminhões pesados passam por ela, danificando as lajotas. Se não tivesse trânsito pesado, não teria problema”, afirmou, já pensando em melhorar a sua calçada para ficar no mesmo nível do meio fio.

 

O morador elogiou ainda os trabalhos de limpeza. “O bairro é bom para se viver. Não é violento. Agora, com esta limpeza, vai ficar melhor ainda. Mas, a população tem que ajudar e não jogar lixo nos terrenos baldios”, ressaltou.

 

A limpeza do bairro também foi elogiada pela jovem Crislaine Dias de Arruda, 21 anos. “Tá ficando bem melhor. Mas, a população também tem que ajudar e não jogar lixo na rua”, solicitou. “E quando isto ocorrer, tem que multar quem joga”, reforçou.

 

Momentos antes, uma equipe da Fundação de Meio Ambiente e do Prevfogo já havia passado pela região, conversando com os moradores. O foco era justamente a limpeza, evitar jogar lixo nos terrenos baldios ou nas ruas, não queimar folhas e reciclar o lixo. A ação educativa acontece de casa em casa, tendo à frente as biólogas Talita Guimarães e Fátima Seher.

 

Doenças

 

O grande mutirão no Generoso está sendo importante também para prevenir doenças como a dengue e leishmaniose. Servidores da Secretaria de Saúde estão visitando todas as moradias, realizando um trabalho educativo de prevenção e combate às endemias. Nos contatos, eles solicitam aos moradores para que façam limpeza de seus imóveis, retirando todo tipo de lixo e outros materiais que possam ser focos de doenças, colocando nas calçadas, para que seja feita a coleta por parte das equipes responsáveis. 

Skip to content