Prefeitura realiza ações do Outubro Rosa para Puerto Suarez, na Bolívia

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Saúde e de Assistência Social e Cidadania, através da Gerência de Articulação de Políticas Públicas para a Mulher, em parceria com o Comitê de Enfrentamento ao Câncer de Mama de Puerto Suarez e do Consulado Brasileiro, realizou na manhã desta quinta-feira, 24, uma ação do Outubro Rosa no Consulado Brasileiro localizado em Puerto Suarez, cidade boliviana próxima à fronteira com Corumbá.

O objetivo dessa ação é à conscientização das pessoas sobre o câncer de mama, com isso foi realizada uma palestra educativa ensinando as mulheres bolivianas como deve ser realizado o exame do toque. Um teatro contou, de maneira descontraída, que todas as mulheres devem se proteger fazendo seus exames periodicamente, além de atendimento clínico.

Segundo a secretária de Saúde de Corumbá, Dinaci Ranzi, esse evento do Outubro Rosa é muito importante para as mulheres e “essa integração que estamos realizando hoje é muito importante por isso nós mulheres devemos nos cuidar, não devemos ter medo ou vergonha de fazermos o auto exame que é a nossa prevenção”.

A primeira-dama e diretora-presidente da Fundação do Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, Maria Clara Scardini, esteve presente no evento e destacou que levar essa ação para Puerto Suarez é muito importante, uma vez que não existem barreiras entre as cidades de fronteiras.

 “Como diz o prefeito Paulo Duarte, não existe diferenças entre as duas cidades. São cidades irmãs, por isso temos que cuidar das nossas cidades e das nossas pessoas. Com esse pensamento é que hoje resolvemos trazer o Outubro Rosa para vocês, para que ele seja de muita consciência”, afirmou.

Sônia Valdez, representante da Cruz-Vermelha em Puerto Suarez, lembrou ainda que não há barreiras para a doença. “Sabemos que para isso não há fronteira e receber vocês aqui com essa ação, nos deixou muito honrados isso mostra que realmente há uma parceria entre os dois municípios”, completou.

Skip to content