Em diálogo com assentados, prefeito recebe reconhecimento por ações e prevê desafios

Um encontro marcado pela sinceridade e reconhecimento do que já foi feito como elementos para novas conquistas. Assim pode ser resumido o encontro do prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, com os representantes das associações de pequenos produtores dos assentamentos: Taquaral, Paiolzinho, Tamarineiro I e II (Norte e Sul) e Jacadigo, na tarde desta 3ª feira, 19 de novembro, na quadra de esportes da escola rural Pólo Monte Azul.

 

As lideranças, que representam centenas de famílias instaladas nas localidades rurais, agradeceram a visita do Chefe do Executivo e aproveitaram para expor a satisfação do que já foi realizado em apenas 11 meses de mandato e também pontuar questões antigas, mas que ainda precisam ser solucionadas para trazerem uma melhoria na qualidade de vida das pessoas do campo em Corumbá.

 

Sebastião Nunes Monteiro, conhecido como “Piloto”, é presidente da Associação de Produtores do Assentamento Tamarineiro II Norte e também do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. Ele fez questão de entregar uma carta ao prefeito em reconhecimento a ações que foram tomadas de forma imediata.

 

“Nós temos muito o problema de água e havia queimado uma bomba nossa. Fiz um documento pela Associação e fui falar direto com ele e, em 48 horas, ele resolveu o problema, coisa que ninguém nunca fez. Com o temporal passado, vimos casas que ficaram destruídas e pedimos direito para o prefeito telhas de Eternit para amenizar a agonia das famílias e, prontamente, fomos atendidos”, disse ao explicar que, em 18 anos morando na localidade, fica feliz em ver as demandas da comunidade serem atendidas de forma rápida.

 

“Para nós é um motivo de muito prazer e até nos deixa emocionados porque antes nunca teve um prefeito que teve coragem e veio aqui perguntar o que a gente precisa, o que está faltando. O prefeito não tem bola de cristal para saber tudo o que acontece com a gente por isso é importante podermos vir e conversar diretamente com ele porque sabemos que irá resolver o que está em seu alcance”, comentou sobre a visita do prefeito.

 

Luiz Francisco Bueno Alves, presidente da Associação de Trabalhadores Rurais do Tamarineiro II, Paiolzinho e MST também avaliou as melhorias já trazidas nos onze meses de gestão do prefeito Paulo Duarte e destacou as demandas das comunidades, cuja principal ainda é o fornecimento de água.

 

“As estradas melhoraram bastante, mas a água continua sendo problema. Além disso, precisamos de assistência técnica para incentivar os produtores”, comentou ao destacar que a implantação da Feira do Produtor pela Prefeitura Municipal foi um ponto extremamente positivo para os assentados, atingindo justamente o problema da baixa autoestima.

 

“Isso está gerando uma renda a mais para as famílias e tem estimulado muitos a produzir de forma mais frequente e em maior escala”, disse ao destacar a feira que acontece quinzenalmente no Jardim da Independência. Aliás, sobre a Feira do Produtor, o prefeito anunciou a aquisição de barracas padronizadas e exclusivas para essa finalidade.

 

Desafio


Paulo Duarte ainda falou sobre abertura de licitação de reforma na escola Pólo Rural Monte Azul; das melhorias nas vias dos quais 90 dos 160 quilômetros já receberam melhorias; do retorno do Mercado do Produtor no prédio onde funcionou por muitos anos o antigo Mercadão; do andamento da construção da unidade de saúde no Taquaral.

 

Também dentro das ações voltadas aos assentamentos, ele comunicou a aquisição de dois veículos para conduzirem técnicos a fim de prestarem assistências às famílias produtoras, novas bombas e caixas de água com o objetivo de amenizar o antigo problema dessas comunidades.

 

“Temos muitos desafios ainda. Vamos fazer até o que não é nossa responsabilidade. Estou disposto a cobrar do Incra o que precisa para melhorar a condição de vida nessas localidades. Penso que todos os munícipes tem que ter direito a mesma atenção: seja da cidade ou do campo”, afirmou.

 

“Muito mais do que uma reunião de trabalho, foi um diálogo como nós temos feito em todas as regiões, então viemos aqui no assentamento dialogar: mostrar o que já fizemos durante esse ano, os projetos que estão em andamento, ouvir as reivindicações, pois sabemos que temos um desafio muito grande pela frente, porém o mais importante é essa relação franca e sincera que tenho estabelecido como prefeito, acima de tudo, o respeito a essas pessoas, o tratamento com justiça, com dignidade”, avaliou.

 

Durante a reunião, o prefeito Paulo Duarte, esteve acompanhado da vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, Márcia Rolon; do Secretario de Produção Rural, Pedro Lacerda; da secretária municipal de Educação, Roseane Limoeiro e do subsecretário de Assistência Social e Cidadania, Nilo Corrêa.

Skip to content