Em visita à Oficina de Dança, prefeito anuncia investimentos no espaço

Durante uma reunião com pais, alunos e funcionários da Oficina de Dança, no final da tarde dessa quinta-feira, o prefeito Paulo Duarte anunciou que a Prefeitura e a Fundação de Cultura do Município farão investimentos na melhoria do espaço ocupado pelos alunos a partir de 2014.

 

Dentre as melhorias anunciadas está a climatização do local, para oferecer melhores condições para os adolescentes que frequentam a Oficina e também para que os professores possam ministrar as aulas com mais conforto e tranquilidade.

 

“A cada ano que passa a temperatura climática aumenta um grau e é impossível dar aulas e aprender de forma adequada enfrentando esse calor. Além de investir em obras, também é nossa obrigação cuidar bem das pessoas”, disse o prefeito, fazendo um breve balanço das ações implementadas nos primeiros 11 meses de gestão, como o recapeamento das principais vias centrais da cidade, entrega do kit escolar para os alunos da REME e início das obras de climatização nas escolas do município.

 

Além da climatização, o prefeito também autorizou a Fundação de Cultura a buscar subsídios e iniciar um planejamento para a aquisição do espaço ocupado pela Oficina de Dança, que atualmente é alugado. “Tenho orgulho do trabalho que vocês desenvolvem aqui e nada mais justo que dar condições que para esse trabalho cresça e se desenvolva cada vez mais”, afirmou o chefe do executivo corumbaense, lembrando que o objetivo da arte e da cultura é resgatar a auto estima da comunidade, proporcionando às crianças e jovens uma oportunidade de inclusão social.

 

Outra reivindicação dos pais e alunos e que foi prontamente aceita pelo prefeito foi a instituição de um uniforme para os funcionários, professores e alunos do local. “A identidade que carregamos tanto pessoal, quanto na nossa vida escolar e profissional é de suma importância, vamos também providenciar para que essa identidade seja criada e que cada vez mais vocês possam adquirir o respeito que merecem”, finalizou Duarte.

 

A diretora presidente da Fundação de Cultura, Márcia Rolon, por sua vez, anunciou um incremento nas oficinas ministradas no local. “A partir de 2014 teremos novas oficinas como capoeira, desenho e pintura, além de abrir vagas para crianças a partir de 8 anos de idade”, afirmou a diretora. Márcia também aproveitou para lembrar que as rematrículas para alunos que já frequentam a Oficina iniciam no dia 20 de janeiro e as aulas, no início de fevereiro de 2014.

 

Oficina de Dança

 

A Oficina de Dança completará no ano que vem 15 anos de atuação. Atualmente o espaço atende 400 jovens, além de 30 alunos da APAE. Recentemente a Oficina de Dança do Pantanal recebeu convite para participação no projeto Núcleo de Vivência Musical – Rua Larga, no Rio de Janeiro, com o espetáculo “Luna – Um Olhar Sobre a Terra”, de autoria do compositor Leonardo de Sá.

 

Conforme a diretora da Fundação, a apresentação no Rio de Janeiro é o reconhecimento de um trabalho bem feito na área da dança em Corumbá. “Conseguir se apresentar no palco do Teatro João Caetano é uma grande vitória, principalmente no mês de dezembro quando ele é disputadíssimo”.

 

“Luna – Um Olhar Sobre a Terra” será exibido no Teatro João Caetano, no dia 15 de dezembro. A apresentação contará com a Orquestra e Coro Infantil Maestro José Siqueira e a participação especial do coro e da orquestra do Curso de Formação Inicial da Escola de Música Villa-Lobos – FUNARJ.

 

O espetáculo é dedicado à vida. Transportado em sonho para a Lua, Galileu Galilei vislumbra a Terra como a síntese da vida, em contraposição às circunstâncias áridas e inóspitas do satélite.

 

As quatro fases de Luna indicam as diferentes etapas da existência humana, desde o nascimento até a morte, concebendo-as, porém, como uma trajetória que vai ao encontro da luz (Lua Crescente), e ao encontro do amor (Lua Minguante).

 

Nas fases da Lua Nova e da Lua Cheia, o espetáculo metaforiza as relações humanas, em especial o embate da razão com a ética e do bem com o mal. No eclipse, surge a voz de Luna, personificação do astro, que alerta ao público sobre a importância da Terra como espaço da vida, bem como a inevitabilidade de sua preservação e de seu cuidado.

 

Num interlúdio acontece a volta de Galileu Galilei, agora defrontado com a dúvida e, acima de tudo, pressionado pelas imposições do poder que, todavia, não o fazem recusar seu compromisso com a verdade.

 

Luna celebra a luz como símbolo da esperança e reconhece na Lua, que sequer luz própria tem, como o principal ícone desse princípio crucial para a humanidade.

 

Orquestra e Coro Infantil

 

Fundada em 2008 sob a coordenação do maestro e compositor Leonardo de Sá, a Orquestra e Coro Infantil Maestro José Siqueira é resultado do projeto de oficinas regulares de prática instrumental infanto-juvenil, oficinas de musicalização e sensibilização musical. Busca contribuir para o processo de formação de novos músicos e novas plateias para espetáculos de música de concerto em bairros populares da região central do Rio de Janeiro.

 

O projeto conta com a participação de 80 crianças, entre orquestra e coro. Nesta edição, estabeleceu parceria com a Casa do Pequeno Jornaleiro – Fundação Darcy Vargas, onde acontecem parte das oficinas de musicalização e ensaios.

Skip to content