Prefeito anuncia grandes projetos para alavancar desenvolvimento de Corumbá

Depois de um ano de ajustes nas contas públicas e aprimoramento de uma gestão pautada na eficiência da máquina administrativa e nos serviços essenciais, sobretudo nas áreas de saúde e educação, o prefeito Paulo Duarte, e Corumbá, tem como meta em 2014 a execução de grandes projetos estruturantes e urbanísticos sem tirar o foco no fomento ao turismo.

 

O segundo ano do seu mandato será marcado com a conclusão dos espaços de cultura e lazer nos bairros, como as academias ao ar livre; recuperação da malha viária urbana (recapeamento de 57 quadras em duas etapas); execução do PAC Cidades Históricas; reforma do pronto-socorro e das unidades de saúde; conclusão do UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no bairro Guató e climatização de todas as escolas municipais.

 

“Estamos preparando Corumbá para desenvolver sua principal vocação, que é o turismo de natureza, histórico, de eventos e aventura, sem deixar de cuidar da cidade e da população”, disse o prefeito. Ele acredita que em 2014, Corumbá entrará definitivamente no circuito mundial do turismo, onde a Copa do Mundo e o Pantanal Extremo – Jogos de Aventura – serão as principais vitrines.

 

Cidade limpa

 

Segundo Paulo Duarte, os avanços em 2013 foram significativos em todas as áreas, citando que a melhoria na saúde pública teve o reforço de 15 novos médicos (Programa Mais Médicos). Mesmo as medidas duras, como cortes rigorosos no custeio e penalidades aos imóveis abandonados por causar riscos à saúde pública, sinalizaram com o passar do tempo que foram “atitudes benéficas em favor da população”.

 

O prefeito destaca como ação consolidada o programa “Corumbá Sempre Bela”, onde a prefeitura deu seu exemplo com uma frente integrada de limpeza, conservação e embelezamento da cidade, em parceria com a população e setor empresarial. “Manter limpa a cidade e preservar os espaços públicos e as ruas não é apenas para o turista, mas, sobretudo, é uma questão de saúde pública”, diz ele.

 

Duarte citou ainda a conclusão da restauração do histórico prédio do Hotel Galileu como prioridade em 2014, bem como a revitalização da entrada da cidade, desde o Parque de Exposição Belmiro Maciel de Barros até a rua Albuquerque; e a reforma da Esplanada da NOB, incluindo o ginásio poliesportivo. “O portal será de entrada e saída, se transformando também em mais um atrativo turístico”, completou.

 

Recursos próprios

 

A verba do PAC Cidades Históricas – R$ 19,6 milhões para dez projetos de valorização do patrimônio arquitetônico e das praças Uruguai, República e Independência – foi garantida em articulação com o governo federal e o senador corumbaense Delcídio do Amaral. Grande parte das ações e obras anunciadas para 2014 será executada com recursos próprios da prefeitura.

 

Duarte anunciou também a restauração asfáltica e revitalização da rua Porto Carrero, uma das principais vias da cidade, após a implantação da rede de esgoto pela Sanesul, obra prevista para o próximo ano. Outro investimento garantido, no valor de R$ 500 mil, é a sinalização turística na cidade e também nos pólos turísticos (Estrada Parque e o distrito de Albuquerque).

Skip to content