Nome de Corumbá foi positivamente divulgado no Brasil e no exterior em 2013

Se a marca é, de maneira geral, a representação simbólica que carrega identificação e diferenciação de algo, o ano de 2013 foi fundamental para consolidar a “marca Corumbá” no Brasil e no Mundo como sinônimo de cultura, alegria, natureza, música, gastronomia, patrimônio histórico e aventura.

 

O nome da Cidade Branca nunca foi tão divulgado em um período de um ano como nos primeiros doze meses da gestão do prefeito Paulo Duarte. E isso das formas mais diversas e inusitadas, de latas de cerveja e refrigerante a telenovelas internacionais, da gastronomia de rua do Rio de Janeiro aos restaurantes cinco estrelas mais balados do País, de São João del Rey à Brasília, das poltronas de avião de uma grande companhia aérea às casas de milhões de brasileiros em programas dominicais de grande audiência. E o melhor: a maioria de toda essa repercussão positiva se deu por meio de mídia espontânea e gratuita, ou seja, com custo zero para os cofres públicos e em praticamente todos os meses do ano!

 

Tudo isso reforça o potencial turístico e cultural da nossa região, o que está alinhado ao intenso trabalho do Governo Municipal em consolidar o Turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social de Corumbá.

 

Quanto mais Corumbá melhor!

 

O ano de 2013 não poderia ter começado melhor! Nem o mais otimista corumbaense esperaria que um peso-pesado do porte de uma Coca-Cola estamparia em suas latas os dizeres “Quanto Mais Corumbá Melhor”. A campanha publicitária da companhia norte-americana foi lançada dia 24 de janeiro e selecionou a Cidade Branca entre os 80 destinos nacionais mais desejados pelos brasileiros. Mais uma excelente oportunidade de mídia gratuita e internacional para Corumbá.

Relembre aqui: http://zip.net/bbl6p7

 

Carnaval e cerveja

 

A combinação “carnaval e cerveja” nunca foi tão positiva para a Cidade Branca. Na esteira da campanha da Coca-Cola, a Indústria Pantaneira de Bebidas encontrou uma forma bacana de homenagear o melhor carnaval do Centro-Oeste: em fevereiro colocou em circulação mais de 410 mil latinhas da cerveja Colônia com a estampa do Carnaval Cultural de Corumbá.

Relembre aqui: http://zip.net/bll5RN

 

Corumbá no Domingão

 

Parece mentira, mas no dia 1 de abril Corumbá começou a viver o sonho de sua participação, em rede nacional e internacional, no prestigiado quadro “Dança da Galera”, do Domingão do Faustão. Foi nessa data que se iniciaram os cinco dias de ensaio da coreografia dos mais de 2 mil dançarinos que representariam o município na disputa, com a música “Comitiva Esperança”, de autoria de Paulo Simões e Almir Sater. Durante mais de uma semana, o ator Ricardo Pereira, a modelo Fernanda Motta e uma grande equipe de produtores, técnicos e coreógrafos da Rede Globo estiveram em Corumbá não só para os ensaios, mas para mostrar tudo o que o Pantanal e a Cidade Branca tem de melhor ao mundo, graças à audiência internacional da emissora.

 

O município foi exibido em rede nacional gratuitamente em três edições do Domingão do Faustão, incluindo a grande final, dia 14, quando pessoas do País inteiro votaram por telefone, site e SMS nas cidades de Corumbá e Bento Gonçalves, que terminaram empatadas e garantiram, com isso, um prêmio de R$ 100 mil para cada uma das suas unidades da Pastoral da Criança.

 Relembre e assista aqui: http://zip.net/bbl6p4

 

Capital da América do Sul

 

Além do trabalho de consolidação de Corumbá como a Capital Cultural da América do Sul, fortalecido com a décima edição do Festival América do Sul, 2013 serviu para lançar o nome da Cidade Branca também como a capital da gastronomia regional. Para isso, a Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), realizou, em maio, o II Festival Gastronômico Sabores das Américas (FEGASA).

 

Foram quatro dias de intensa movimentação e divulgação nacional dos workshops e receitas aqui realizados por renomados chefs de cozinha do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Campo Grande e outras regiões: curry de castanha de caju e galinha capira com couscous de coração de bananeira, trufa de pequi, empanada sul-americana, pratos bolivianos, macarrão de comitiva com espaguete de bocaiúva, pintado moquecado com camarões e legumes do Brasil, entre outras delícias colocaram Corumbá no centro do mapa da gastronomia regional da América do Sul.

Relembre aqui: http://zip.net/bfl6g7

 

Agosto de Corumbá

 

Se o ano começou bem para Corumbá, o melhor ainda estava por vir no segundo semestre. Em agosto, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) publicou em seu website a lista com os 44 municípios contemplados pelo PAC das Cidades Históricas. E Corumbá, entre eles, marcou presença com 10 projetos e R$ 19,6 milhões destinados pelo programa federal para revitalizar prédios e praças públicas. O anúncio foi feito pela presidenta Dilma Rousseff, dia 19, em São João Del-Rei (MG) e contou com a presença do prefeito Paulo Duarte e da diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico (FUPHAN), Maria Clara Scardini.

 

Agosto reservaria ainda outras surpresas para nossa Cidade Branca. Quem passou pela Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, pode experimentar o Caribéu, um prato típico do Pantanal que mistura carne seca com mandioca e temperos como cebolinha, coentro e alho, na terceira edição do Rio Gastronomia, promovido pelo jornal O Globo. Aulas com chefs renomados, degustações, passeios, shows, filmes e mais de 440 restaurantes com menus especiais que incluíam e divulgavam o Pantanal (e Corumbá) por meio da gastronomia.

 Relembre aqui: http://zip.net/byl1wt e http://zip.net/bkl6rB

 

Pantanal Além-Mar

 

Em 2013 Corumbá também marcou presença Além-Mar, sendo protagonista nos primeiros capítulos da novela portuguesa Belmonte. O primeiro capítulo da telenovela foi ao ar em Portugal no dia 23 de setembro já exibindo com grande destaque as imagens do Pantanal, Estrada Parque, Rio Miranda, Rio Vermelho, Lago do Xaraés, Passo do Lontra, além da área urbana de Corumbá, filmadas in loco pela rede portuguesa TVI.

 Assista Corumbá no capítulo de estreia aqui: http://zip.net/bhl6FN

 

Corumbá Espetacular

 

Se novembro foi o mês escolhido pela Prefeitura para colocar Corumbá na rota mundial dos esportes de aventura, por meio do Pantanal Extremo, em dezembro foi a vez de reforçar essa mensagem em rede nacional. No dia 15, o maior evento brasileiro de esportes de aventura, que durante quatro dias reuniu mais de 600 atletas brasileiros na Cidade Branca, foi ao ar no Esporte Espetacular, da Rede Globo. Na reportagem de 15 minutos, o medalhista olímpica da seleção brasileira de vôlei, Tande, mostra as belezas e os cenários mais estonteantes do Pantanal e participa de provas que exigiram dele o “fôlego máximo”, como o voo livre do alto do morro da Tromba dos Macacos e os 30 quilômetros de stand-up paddle e a maratona aquática de 5 quilômetros no Rio Paraguai.

Relembre aqui: http://zip.net/bml59X e assista aqui: http://zip.net/btl6x9

 

Nas alturas

 

Corumbá não poderia encerrar o ano em local mais adequado: nas nuvens! Em 2013 o nome da Cidade Branca esteve nas alturas e viajou o mundo… literalmente! A companhia aérea TAM selecionou a Cidade Branca para brilhar na reportagem de capa da edição de dezembro da revista TAM nas Nuvens, periódico de 150 mil exemplares que circula a bordo de todas as aeronaves da empresa, passa pelas mãos de 3,2 milhões de passageiros de perfil altamente qualificado com disponibilidade de tempo e atenção e em três idiomas (português-inglês-espanhol).

 

O SARRAVULHO, cozido de miúdos de boi com vinho, carne, linguiça calabresa, paio, azeitonas e batata, foi o nosso digno representante pantaneiro na matéria de capa, que destacou 10 clássicos regionais da gastronomia brasileira.

Leia a matéria aqui: http://www.tamnasnuvens.com.br/revista/site

Skip to content