Corumbá agora dispõe de nove salgadeiras profissionais capacitadas para atuar no mercado de trabalho. Graças ao Pronatec-Copa, programa do Ministério do Turismo que, em parceria do Senac e da prefeitura de Corumbá, ofereceu cursos gratuitos em diversas áreas do setor turístico, elas concluíram a capacitação, na manhã dessa quarta-feira, 26.
“Eu já tinha uma experiência em cozinha industrial, mas o curso me proporcionou qualificação, aperfeiçoamento e disciplina, além de perspectiva de futuro na área profissional”, observou a aluna Maria Helena Silva da Costa.
Orgulhosa da turma, a professora Jammy Pedrasa Martins, falou sobre como foi trabalhado o curso com os alunos. “Na primeira etapa, ensinamos os salgados simples e fáceis, pois a maioria dos alunos não tinha conhecimento nenhum sobre o assunto. Mas já na segunda modalidade, aprendemos a confeccionar os itens mais elaborados”, contou Jammy ao acrescentar que, as nove salgadeiras estão aptas para o mercado de trabalho. “Elas já podem encarar cozinhas de grandes hotéis”, completou.
O gerente de trabalho e qualificação profissional, Dílson Antônio Moraes da Fonseca, falou sobre a importância das capacitações que são oferecidas no local. “É uma maneira dessas pessoas adquirirem conhecimento e ficarem preparadas para o mercado profissional”, destacou. “Hoje, através da Casa da Cidadania e do Banco de Oportunidades Municipal (BOM), encaminhamos currículos, além de proporcionar estrutura para que essas pessoas consigam permanecer nesse mercado profissional”, enfatizou.
Satisfeita com mais uma parceria que deu certo, a coordenadora do Senac, Lidiane Françoso Teixeira, falou com sobre o curso, que teve duração de 160 horas. “Trabalhamos toda parte de gestão, pois queremos preparar futuros empreendedores, que serão encaminhados para o mercado de trabalho”, declarou Lidiane.
Luiz Ricardo Rocha, secretário executivo da Fundação de Turismo do Pantanal, falou sobre o futuro dos profissionais. “Esses técnicos saem daqui hoje qualificados como salgadeiros e podem ser aproveitados
nas panificadoras, restaurantes e rede hoteleira, que demanda essa mão de obra”, lembrou Luiz Ricardo
acrescentando que a Fundação de Turismo faz uma pesquisa de demanda, para saber qual a necessidade local.