A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Educação, começou na manhã desta segunda-feira, 04, uma formação inicial em todas as unidades de ensino da cidade. Na escola CAIC Padre Ernesto Sassida, o trabalho reuniu 50 profissionais, entre assessores técnicos pedagógicos e responsáveis pelo sistema educacional do Município.
Considerando importante esse momento de acolhida por parte da equipe pedagógica e administrativa da unidade de ensino, o diretor Odair Gonçalves Márquez explicou como será desenvolvido esse primeiro encontro.
“É uma oportunidade para promover discussões, reflexões e propor estratégias com a finalidade de fortalecer a prática pedagógica dos profissionais de educação”, disse. “A partir do momento que a equipe se conhece, consegue explorar um pouco mais essas possibilidades, planejar e efetuar melhor o trabalho” completou.
Responsável pela palestra dessa manhã, a técnica da Secretaria de Educação do Município, Ana Claudia Gonzaga da Silva, destacou a importância dessa formação para os 1,9 mil educadores que trabalham nas unidades escolares urbanas e rurais do município. “Esse trabalho em conjunto é fundamental para uma educação com excelência, apontando as metas para 2014, analisando e discutindo os resultados alcançados no ano anterior”, declarou.
Para a professora de Educação Infantil, Lucinéia Mora Florentina Amorin, a capacitação permite uma troca de experiência positiva. “Ajuda a colocar mais excelência no nosso trabalho”, definiu. Para ela, que desenvolve um trabalho pedagógico com crianças pequenas, a exigência é bem maior. “Nós trabalhamos com o lúdico, que automaticamente precisa de uma acolhida diferente. Nessa formação, aprendemos como trabalhar e enriquecer o aprendizado delas”, observou.
Projeto CAIC no mundo da Copa
Durante o encontro, os educadores conheceram o projeto que vai permitir um trabalho interdisciplinar com os alunos de 1ª a 9ª série do Ensino Fundamental. O trabalho, que será desenvolvido no primeiro e segundo bimestre, promete ampliar o conhecimento do aluno, desenvolvendo competências curriculares.
O diretor da escola, Odair Gonçalves Márquez, explica que é preciso aproveitar um evento como a Copa do Mundo, que envolve países de todos os continentes, para trazer dinamicidade às aulas, promover atividades que permita conhecer os países participantes da competição, além de conhecer mais sobre o Brasil.
“Vamos trabalhar temas transversais – ética e Cidadania, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde e trabalho e consumo”, contou. “Vamos permitir aos alunos, descobertas e conhecimentos de diferentes culturas, por meio de informações compartilhadas via internet entre estudantes do CAIC e também de outras escolas de Corumbá e outras regiões do Brasil”, concluiu.