Começam as obras de pavimentação da Rua Pará, no Jardim dos Estados

A Prefeitura de Corumbá iniciou esta semana, as obras de pavimentação da Rua Pará, no Jardim dos Estados. O benefício foi anunciado pelo prefeito Paulo Duarte no final do mês de julho, durante a entrega do sistema de climatização da Escola Municipal Ângela Maria Perez, em atendimento a uma reivindicação da comunidade local.

 

“A pavimentação da Rua Pará está acontecendo com recursos próprios”, disse Duarte. Ele lembrou que esta via estava incluída em um projeto de pavimentação de 13 quadras na região. “Resolvemos antecipar e executar este serviço na Pará e assim resolver um sério problema que está causando transtornos aos moradores da rua e também a todos que frequentam a Escola Ângela Maria Perez, durante as chuvas”, ressaltou o prefeito. 

 

Ele lembra que a proposta é atender o Jardim dos Estados e a Popular Nova, e que o projeto já foi aprovado, licitado e com ordem de serviço assinada.

 

O serviço foi iniciado pelo trecho entre as ruas Marechal Deodoro e José Fragelli. Segundo o secretário e Infraestrutura e Serviços Públicos, Gerson da Costa Melo, nesta quadra não há necessidade de drenagem “e por isso mesmo já estamos fazendo a terraplanagem, preparando o leito da rua para implantar o pavimento”, observou.

 

O secretário adiantou também que a quadra entre as ruas José Fragelli e Cyríaco Félix de Toledo, passando em frente à Escola Ângela Perez, receberá o pavimento logo que sejam executados os serviços de drenagem.

 

“Não podemos asfaltar sem antes fazer a drenagem. Se isto ocorresse, as casas localizadas em frente à escola, continuariam sofrendo com as inundações. Estão localizadas em uma grande bacia e a drenagem será justamente para eliminar estes pontos de alagamentos, para que os moradores não tenham mais problemas com inundações de seus imóveis”, resumiu.

 

Nesta quadra da Pará, a Prefeitura vai implantar uma rede de drenagem que será responsável pela canalização da água pluvial até a galeria da Rua José Fragelli. “Esta galeria da José Fragelli vai, inclusive, receber toda a água daquele setor que, além de inundar as casas, chega até à Rua Rio Grande do Sul, por onde escorre por vários dias, após as chuvas. O trabalho será para eliminar este problema, para depois implantar o asfalto. Se asfaltasse agora, perderíamos o pavimento, acarretando prejuízos aos cofres públicos”, disse Gerson.

 

Crescimento

 

Antiga moradora do Jardim dos Estados e a primeira presidente da Associação de Moradores, dona Maria Eguines Leite da Silva, 72 anos, comemora as últimas conquistas do bairro. “Naquela época não tinha nada aqui. Era só mato. Lutamos e conseguimos que abertura de ruas. Agora, estamos vendo a Pará sendo preparada para receber o asfalto; a nossa Praça de Esporte e Cultura em fase de conclusão… O Jardim dos Estados está crescendo, melhorando bem”, comemorou.

 

A ex-presidente da associação de moradores, enquanto se dirigia ao Centro de Convivência dos Idosos, disse que ainda luta pelo seu bairro e que não perdeu a forma de atuar. Aproveitou para fazer um pedido ao prefeito Paulo Duarte: “Moro na Rua Pará, mas do outro lado da Marechal Deodoro. Tem que asfaltar lá também”, reivindicou.

Skip to content