População de Corumbá poderá visitar Planetário do Sesc durante o sábado

O SESC Corumbá abre o “Planetário” para visitação neste sábado, 13 de setembro, das 14 às 18 horas. O projeto mostra de forma lúdica e interativa, que a ciência está presente no dia a dia, levando os visitantes a refletirem sobre fatores corriqueiros relacionados à astrologia.

 

As visitas também acontecem de segunda a sexta até o dia 31 de outubro das 14 às 18 horas. As escolas também poderão agendar visitas orientadas para os alunos. A entrada é gratuita.

 

O Planetário

 

O tour pelo Planetário tem duração de 50 minutos. Dividido em três espaços – Cúpula, Stellarium e Oficinas Pedagógicas. A proposta é motivar e provocar no visitante o interesse por questões ligadas à astronomia. Com a visualização lúdica é possível aguçar e ao mesmo tempo entender como se dão os fenômenos da natureza.

 

A Cúpula é um espaço de simulação, no qual se pode ver um entardecer até a aparição das primeiras estrelas. Lá, é possível participar de uma viagem espacial e conhecer os planetas do sistema solar, as estrelas, a lua, o sol, as galáxias, os cometas e outros objetos pertencentes ao firmamento.

 

No Stellarium é possível acompanhar a projeção da terra em tempo real e observar as estrelas, constelações e muito mais. Isso tudo pela tela do computador.

 

Já nas Oficinas Pedagógicas, o participante vai aprender a montar paper toys com tema sobre astronomia, uma forma visando contribuir para a assimilação do conhecimento.

 

O projeto conta com apoio da UFMS e IFMS, que cederam professores e alunos para participarem do projeto como coordenadores auxiliares e mediadores das visitas guiadas; Prefeitura Municipal de Corumbá, que por meio da Secretaria Municipal de Educação proporcionará participação efetiva das escolas da rede municipal nas visitas guiadas e na capacitação dos professores e do Instituto ACAIA Pantanal, que possibilitou levar o planetário para a Escola Jatobazinho, localizada a 119 km de Corumbá, no meio do Pantanal e também levar as famílias dos alunos ribeirinhos para participarem das atividades no Sesc Corumbá.

 

Além da visitação ao Planetário o Sesc possui outras atrações culturais e recreações. Neste domingo, 14 de setembro, a atração é o programa Sonora Brasil com Octeto do Polyphonia Khoros, às 20 horas.

 

Polyphonia Khoros é um grupo coral da cidade de Florianópolis (SC) que está em atividade desde 2001. Com repertório eclético, com ênfase na música do século 20 e 21, o grupo regido pela maestrina Mércia Mafra Ferreira mantém um trabalho de excelência na área se destacando no cenário musical do estado de Santa Catarina.

 

Nos outros dias está aberta a exposição “Bela Corumbá” das 08 às 18 horas, que apresenta obras de artistas que expõe seu olhar sobre Corumbá e sua completude – espaços urbanos, patrimônio cultural, sua gente e seus costumes, o pantanal e a área rural do território corumbaense.

 

Serviço

 

O Sesc Corumbá está localizado na rua Domingos Sahib, 570 – Centro. O telefone para informações e agendamento de visitas guiadas é o (67) 3232-3130 ou (67) 3231-5938.

Skip to content