Acadêmicos e servidores do CPAN/UFMS debatem sobre segurança pública

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, câmpus Pantanal, realizou na tarde dessa terça-feira, 30, um bate papo sobre segurança pública com acadêmicos e servidores do câmpus. O encontro, realizado no anfiteatro Salomão Baruki,  contou com a parceria da Prefeitura de Corumbá, 6º Batalhão da Polícia Militar e Guarda Municipal.

 

De acordo com o diretor do CPAN/UFMS, Edgar Aparecido da Costa, o encontro foi uma reivindicação dos acadêmicos, em prol de mais segurança no entorno e interior da instituição. “Há algum tempo os alunos vem reclamando do problema com segurança pública no Município. E são várias as notificações de assaltos principalmente nessa saída”, relatou. “Talvez, por falta de registro e informações, eles não fazem o boletim de ocorrência, resultando na ideia de que a região seja tão perigosa”, comentou.

 

 

Edgar ainda conta que, na semana passada, aconteceu um furto de uma moto dentro da universidade. “Nós ficamos muito preocupados porque temos um corpo de vigilantes que trabalha na segurança do patrimônio público, e não do patrimônio pessoal. E com isso, tanto os nossos veículos, quanto os dos alunos, não são monitorados da mesma forma que o patrimônio público”, observou.

 

Ação

 

Para o diretor do câmpus, Edgar Aparecido da Costa, buscar parcerias seria a solução no combate ao problema. “Convidamos a Policia Militar e a Prefeitura de Corumbá, que tem sido nossa parceira em vários projetos, para discutirmos a fiscalização no entorno da universidade, já que dentro da instituição, a jurisdição é da Polícia Federal”, completou, acrescentando que a ação devolveria aos alunos uma sensação de segurança”, completou.

 

 

 Presente ao encontro, o coordenador de Segurança Pública, Fernando Lucena, destacou algumas ações que o Município tem realizado em prol da segurança pública. “A Prefeitura tem mantido contato com todas as forças de segurança, fez convenio com o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) para permancer na cidade, fez todos os esforços para a vinda da Policia Rodoviária Federal e a Polícia Rodoviária  Estadual, com o objetivo de aumentar a segurança pública”, enfatizou.

 

 

Ainda segundo ele, o Executivo Municipal trabalha em conjunto com a Secretaria de Infra Estrutura na questão da iluminação de locais públicos.  “ A gente pede para que a população entre em contato com a Prefeitura para dizer quais são os pontos que realmente tem problema de falta de iluminação, para que assim, a gente leve a iluminação para esses locais”, lembrou.

 

Fernando Lucena destacou o trabalho da Guarda Municipal, que tem realizado constantemente um trabalho de vistorias nas praças, locais públicos, além de prestar apoio na segurança pública. “Um dos pontos principais na área de segurança pública que a guarda tem feito, é a questão do vídeo monitoramento”, comentou, acrescentando que o Município tem procurado estabelecer parceria também com a Associação Comercial.

 

 

Skip to content