BOM – Pantanal completa um ano com saldo positivo e 717 cadastrados

Implantado em 30 de setembro de 2013 pelo prefeito Paulo Duarte, o Banco de Oportunidades Municipal (BOM – Pantanal) completou ano com um saldo considerado altamente positivo. Neste período, 717 pessoas já efetuaram seu cadastro no local, com 295 encaminhamentos para o mercado de trabalho, dos quais 205 foram selecionados e estão em atividades hoje.

 

O Banco de Oportunidades é uma forte ferramenta que integra o programa de qualificação profissional desenvolvido no Município pelo Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco, e também pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, em parceria com as demais pastas da Administração.

 

O BOM – Pantanal está ligado diretamente à Gerência de Trabalho e Qualificação Profissional da Casa da Cidadania. Segundo o subsecretário de Assistência Social, o Banco não é um simples balcão de emprego. Ele faz parte de um amplo programa desenvolvido pela Prefeitura que visa qualificar o trabalhador, bem como capacitar aqueles que estão fora do mercado, preparando-os para fazer frente às oportunidades que surgem na cidade.

 

Nilo lembrou que a ferramenta criada pelo prefeito Paulo Duarte está cumprindo com os seus objetivos que é dar oportunidades para as pessoas entrarem ou voltarem ao mercado de trabalho.

 

Uma prova disso tem sido os parceiros que, constantemente, procuram a sede do Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco, sede do BOM, em busca de novos profissionais e oferecendo vagas no mercado de trabalho. “Dias atrás o Grupo Quadri abriu uma nova loja na cidade e boa parte da mão de obra contratada saiu direto do nosso Banco de Oportunidades. Isto é gratificante e só nos faz trabalhar mais. Hoje, estamos com 205 trabalhando e até o final do ano, este número aumentará”, acredita.

 

O gerente de Trabalho e Qualificação Profissional da Prefeitura, Dílson Antônio Morais da Fonseca, responsável pelo BOM – Pantanal, o trabalho sério que é desenvolvido no local tem atraído parceiros, fortalecendo dessa maneira, o programa desenvolvido pela Prefitura, que é possibilitar oportunidades de trabalho para a população corumbaense.

 

O gerente lembra que, neste período, o BOM – Pantanal já recebeu solicitações de empresas como Quadri, Hotel Premier, Restaurante Terraço, Mercado do Povo, Preserv, Engemec, Gabi Lanches, Empresa OI, Fisk, Vitaderme, Cerâmica Vista Bella, Divas Esmalteria, Salão da Délia, Salão da Sonia, Salão do Serginho, Jornal Correio de Corumbá, SENAC, Usimec, Posto Fronteira, Escolas de Samba, Salão da Porto Carreiro, Serralheria do Pardal, Salão Centro América, Subway, Center Coffe, Restaurante Bom Demais, PB Lopes, Salão de Estética Ltda., e muitos outros.

 

O gerente recorda que não o trabalho não está apenas no encaminhamento dos profissionais ao mercado de trabalho. Antes de tudo vem a capacitação no Centro Dom Bosco, ou mesmo por meio do Pronatec, e, após capacitados, cadastrados, estes profissionais participam também de um programa chamado ‘Treinão Corumbá’, visando aprimorar ainda mais o trabalhador, de acordo com a demanda solicitada.

 

O primeiro aulão foi direcionado para os empregos temporários no final do ano passado. Já o segundo foi específico para atender o novo empreendimento inaugurado em Corumbá, que foi o Supermercado Quadri.

 

O BOM – Pantanal funciona no Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco, localizado na Rua 13 de Junho, 2606, no Bairro Dom Bosco. Telefone para contato: (67) 3907-532 ou (67) 3907-5437 (Casa da Cidadania). Para cadastrar o currículo, as pessoas devem acessar o site da Prefeitura – www.corumba.ms.gov.br – no setor de serviços ao cidadão, e entrar no link Banco de Oportunidade. Depois, é só preencher o currículo e encaminhar para o e-mail grqp@corumba.ms.gov.br .

Skip to content