Em Corumbá, Dia Nacional do Idoso é comemorado com festa no Conviver

Cerca de 200 idosos participaram das comemorações do Dia Nacional do Idoso realizadas nesta quarta-feira, 1º de outubro, no Centro de Convivência de Idosos (Conviver) “Benedita Ribeiro de Barros Leite – Dona Nêga”, localizado no bairro Jardim dos Estados. A festa foi realizada pela Prefeitura e Corumbá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

 

A festa contou com a presença da primeira dama e diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, Maria Clara Scardini, que representou o prefeito Paulo Duarte. Foi marcada por uma série de atividades culturais e recreativas, entre elas, um desfile com participação dos casais Josefa Caetana da Silva e Alfredo Valério, e Conceição Salles de Toledo e Silvério Ribeiro, vencedores dos concursos de Rainha e Mais Belo Idoso de 2013 e 2014, respectivamente.

 

A presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e coordenadora do Conviver, Adelaide Dias da Cruz, agradeceu a presença de todos na festa e lembrou apoio que a instituição tem recebido da Prefeitura. “O prefeito Paulo Duarte é um grande lutador pelos nossos idosos, nunca nos esqueceu sempre que solicitamos algo para melhorar o atendimento a essas pessoas que frequentam este espaço”, comentou, fazendo um agradecimento ao Chefe do Executivo.

 

Adelaide observou ainda que as pessoas que integram a terceira idade estão bem diferentes nos tempos atuais. “Hoje, os vovós e as vovôs estão mais saudáveis, se cuidam muito, fazem exercícios, viajam, namoram e isso é muito importante para a vida deles. Por isso que aqui, nós nos preocupamos em garantir para eles, uma vida mais alegre e mais saudável”.

 

Maria Clara Scardini chegou cedo ao Centro de Convivência dos Idosos e lembrou a forma com o prefeito Paulo Duarte se refere às pessoas da terceira idade: mais experientes. “Gosto de vir aqui por que vocês tem uma energia ótima, uma alegria de viver”, observou durante um bate papo com o grupo que participou da festa. “Sempre que posso, dou uma passadinha por aqui e me sinto renovada. Vir aqui, reativa as minhas energias. Para mim não existe nada mais importante que ser feliz, e vocês são exemplos disso”, concluiu.

 

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Andrea Ulle,  lembrou que, em breve, as pessoas que frequentam o Conviver terão um reforço a mais nas atividades com o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), em fase de conclusão no Jardim dos Estados.

 

“O lema do nosso prefeito Paulo Duarte é ‘cuidar bem da cidade e das pessoas’, por isso estão sendo feitas tantas melhorias como esse asfalto que passa aqui n a frente (Rua Pará) e a praça que em breve será entregue para que vocês possam realizar atividades físicas e, principalmente, para que possam ter dignidade para exercer o direito de vocês”.

 

O evento teve participação de um grande número de convidados, entre eles a vereadora Cristina Lanza, o secretário Márcio Cavasana, de Governo; a secretária Roseane Limoeiro, de Educação; o diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá, Elvécio Zequetto, entre outros.

 

Conviver

 

O Centro de Convivência dos Idosos é uma instituição voltada para bem atender pessoas da terceira idade de Corumbá. Nasceu com o intuito maior de atender essa parcela da população e tem proporcionado o resgate da dignidade, da participação e da autoestima do idoso corumbaense.

 

No local, várias atividades são oferecidas como alfabetização, ginástica, jogos de salão, dança de salão, atendimento médico e visitas sociais, bem como serviços de nutricionista, fisioterapia e psicologia por meio de uma parceria com o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).

 

Com 480 cadastrados e 180 idosos frequentando as diversas atividades oferecidas ao longo da semana, o Conviver tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida, por meio da atenção à saúde, da alimentação e aos atendimentos das necessidades sociais básicas.

 

A data

 

O Dia Nacional do Idoso está sendo celebrado hoje em Corumbá, como forma de buscar a valorização e sensibilização da população sobre o respeito à pessoa idosa. A data é comemorado em 1º de outubro, com o intuito de promover a realização e a divulgação de eventos que valorizem a pessoa do idoso na sociedade.

 

A celebração foi instituída no país em 28 de dezembro de 2006, pela lei de nº 11.433. A data não é festejada somente no Brasil: em 1999, a ONU (Organização das Nações Unidas) declarou o mesmo dia (01/10) como o Dia Internacional do Idoso.

 

Uma grande conquista para as pessoas da melhor idade do Brasil aconteceu em 2003 com a criação do Estatuto do Idoso, cuja proposta é regular e assegurar os direitos às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

Skip to content