Prefeitura abre o “Outubro Rosa” e lança campanha do “Lenço Solidário”

A luta contra o câncer de mama, listado como o mais comum entre as mulheres, ganhou destaque na manhã de hoje, 01, em Corumbá. Vestindo a cor rosa, servidores da Prefeitura Municipal deram início a duas importantes campanhas, o “Outubro Rosa” e o “Lenço Solidário”, marcando o mês como um período de desafio em levar conscientização e informação sobre a detecção precoce da doença.

 

Aberta pelo prefeito Paulo Duarte, a campanha de mobilização ganhou destaque com a participação dos servidores que aderiram,  cada um trazendo lenços para serem entregues à artesã Rosa Mavignier, que realiza na cidade, um trabalho de doação de lenços para aquelas pessoas que fazem tratamento de quimioterapia.

 

“Nós acreditamos que a campanha irá atingir todos os segmentos, tanto o institucional, como o social”, comentou a servidora e mobilizadora da campanha no Executivo Municipal, Nazira Costa. “É uma ação solidária, que reforça a autoestima dessas guerreiras na luta contra o câncer”, destacou.

 

Mobilizada pela campanha e toda a trajetória de luta da artesã Rosa Mavignier, a primeira dama e diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, Maria Clara Scardini, falou da importância da campanha. “Acompanhei a história da Rosa, resultado de muita fé e força, porque é muito difícil você assumir, como mulher, essa doença”, declarou.

 

Maria Clara aproveitou a ocasião para reforçar que a informação é uma arma importante no enfrentamento do câncer, que mutila e mata milhões de mulheres e homens no mundo todo. “Hoje, é um dia especial para nós, mulheres e homens, pararmos um pouco e cuidarmos da nossa saúde, para que seja possível identificar e tratar precocemente qualquer sinal dessa doença”, completou.

 

Em seguida, o prefeito Paulo Duarte falou sobre a importância da prevenção. “Outubro Rosa é fundamental, sendo extremamente necessário trabalhar o diagnóstico precoce”, observou Duarte, destacando que a saúde é o suporte para tudo.

 

O prefeito ainda lembrou o trabalho que o Município tem feito no setor de oncologia. “No inicio, houve quem falasse que eu fecharia o setor de oncologia. E esse foi um dos momentos mais difíceis que passei”, comentou. “E hoje, temos visto os pacientes sendo atendidos com dignidade e atenção que o tratamento para essa doença exige”, acentuou.

 

Ainda durante o encontro, a filha da artesã Rosa Mavignier, idealizadora da campanha “Lenço Solidário”, falou em nome da mãe, que nesse período, realiza tratamento contra doença no Hospital do Câncer de Barretos. “Esta campanha, que começou com minha mãe, destaca o exemplo de vida, força, esperança e solidariedade que ela tem”, disse Andréa Mavignier Gattás Orro. “Agradeço a todos pelas manifestações de amor e carinho a ela”, completou.

 

Ações

 

As ações do “Outubro Rosa” ocorreram durante todo este mês. Entre as atividades, no dia 09, a Unidade Básica de Saúde da Família Padre Ernesto Sassida, realiza no período matutino, uma roda de conversa com alunas e professoras da Escola Estadual Dom Bosco, com depoimentos de pacientes em tratamento contra o câncer no Centro de Oncologia.

 

Já no dia 13, na Unidade Básica de Saúde da Família Ênio Cunha II, está programada uma palestra no período matutino, sobre prevenção de câncer bucal e prevenção de câncer de colo de útero e de mama, com distribuição de brindes e sorteio de cortes de cabelos e escova, para quem realizar preventivo no dia.

 

No dia 22 de outubro está marcado o “Café Rosa”, evento que vai reunir as servidoras municipais e convidadas, para um café da manhã e uma roda de conversa com Rosa Mavignier. Na oportunidade, será encerrada a Campanha Lenço Solidário.

 

Além dessas atividades, a Prefeitura programou para todo o mês do “Outubro Rosa”, exceto aos sábados e domingos, uma série atividades diárias, das 17 às 20 horas, como coletas noturnas do preventivo, no Centro de Saúde da Mulher, localizado na Rua 15 de Novembro, entre as ruas Colombo e América, bem como atividades diversas voltadas à prevenção ao câncer de mama e colo uterino, em todas as unidades de saúde.

 

Estão programadas ainda ações envolvendo a Santa Casa de Corumbá, o Centro de Oncologia, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, além de outras pastas da Administração Municipal e parceiros.

Skip to content