Prefeito destaca importância da atividade física para a saúde da população

O prefeito Paulo Duarte iniciou sua agenda desta terça-feira, 21, com uma visita à Academia de Saúde do Arthur Marinho, a primeira inaugurada em sua administração, no início do mês de julho, e demonstrou satisfação com o resultado do trabalho que está sendo desenvolvido naquele local, voltado para a melhoria da qualidade de vida dos moradores dos bairros Arthur Marinho, Dom Bosco, Cervejaria, Generoso e Aeroporto.

 

Acompanhado do secretário de Governo, Márcio Cavasana, e do diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), Elvécio Zequetto, o prefeito conversou com as integrantes de um dos grupos atendidos no local, e comemorou o resultado alcançado em menos de quatro meses de funcionamento da academia.

 

“Ficamos satisfeitos com o resultado que está sendo alcançado não só nesta Academia de Saúde do Arthur Marinho, mas também com a do Cristo Redentor. É gratificante ver as pessoas praticando atividades físicas, participando dos programas disponibilizados pelas equipes que atuam neste espaço, e saber que os resultados estão sendo altamente positivos”, comentou Duarte.

 

A Academia de Saúde funciona em dois períodos e foi idealizado para que a população possa contar com um espaço adequado para práticas corporais e de atividades físicas de forma mais saudável. Somente na parte da manhã, 75 pessoas participam das atividades, divididas em três grupos de 25. Na parte da tarde, conforme o terapeuta ocupacional Reinaldo Paravisini, o número é bem maior. “Hoje, nos estamos com cerca de 200 pessoas praticando atividades aqui e já temos lista de espera”, revelou.

 

E este resultado é celebrado também pelo prefeito. “Isto mostra que o espaço está sendo muito bem utilizado e que está atendendo suas finalidades, melhorando a qualidade de vida das pessoas que estão aqui, sempre acompanhadas de profissionais capacitados, tudo por uma vida melhor, com mais saúde”, ressaltou.

 

Aprovado

 

E o espaço foi aprovado também pelos usuários. Nilde Rodrigues de Vasconcelos, moradora na Cervejaria, participa das atividades no local desde o mês de agosto. “Três meses aqui e minha pressão, hoje, está normal. Antes, era alta. Por isso é que eu não paro, venho sempre”, celebra.

 

Nilde teve câncer de mama e passou por sessões de quimioterapia e radioterapia. “Hoje, faço apenas os exames de rotina, mas a gente não pode se descuidar. É preciso estar sempre praticando atividades físicas e isto está sendo possível aqui, além de poder estar junto com este pessoal”, diz ela, elogiando a equipe da Prefeitura pelo trabalho realizado na Academia. 

 

Quem também aprovou a academia foi Elizabeth Castedo, moradora no Dom Bosco. “Eu tinha problemas com excesso de pessoa que já estava prejudicando minha coluna. A gente acaba relaxando, só fazia caminhada. Quando abriu esta academia, vim para cá e me sinto bem melhor hoje. O prefeito fez uma obra excelente, uma benção para todos nós”, comentou.

 

A Academia de Saúde do Arthur Marinho foi construída pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal, e está localizado na Rua Cyríaco de Toledo com a 13 de Junho, ao lado do Estádio Arthur Marinho. O espaço esta sendo utilizado no desenvolvimento das mais diferentes atividades, beneficiando pessoas atendidas pelos programas desenvolvidos em parceria pelas secretarias de Saúde e de Assistência Social e Cidadania, e pelas fundações de Esportes e de Cultura.

 

Trata-se de um trabalho integrado, realizado por equipes qualificadas, visando desenvolvimento de práticas corporais e atividades físicas; produção do cuidado e de modos de vida saudáveis; promoção da alimentação saudável; práticas integrativas e complementares; práticas artísticas e culturais; educação em saúde; planejamento e gestão, como também mobilização da comunidade.

 

A academia conta com espaço de vivência com estrutura de apoio; área com equipamentos (barra horizontal, espaldar, bancos, prancha para exercícios abdominal, barras assimétricas e barras marinheiro), além de espaço multiuso, administração e sanitários masculino e feminino adaptados, bem como área de acessos, circulação e paisagismo.

Skip to content