Corumbá encanta Jota Abussafi que já estuda parcerias com a Prefeitura

Após 30 anos sem visitar a região pantaneira, João Geraldo Abussafi – Jota Abussafi, empresário brasileiro do ramo de turismo radicado em Miami, Estados Unidos, se encantou com Corumbá. Ele está na cidade desde a última segunda-feira, 24, quando proferiu uma palestra no Sesc Corumbá, quando contou todos os passos de sua trajetória, até vencer em um dos mercados mais competitivos do mundo. Foi durante evento que marcou o lançamento do Perfil Sócio Econômico elaborado pela Prefeitura, em parceria com a Fecomércio e Sebrae.

 

Jota Abussafi, conhecido nacionalmente também como Jota de Miami, se reuniu na manhã desta quarta-feira, 26, com o prefeito Paulo Duarte, com quem já havia conversado bastante na segunda e terça-feira, desta vez, na festa de inauguração da sala de cinema implantada no Sesc Corumbá, por meio de uma parceria entre o Sesc e a Prefeitura.

 

“O Jota Abussafi não vinha a Corumbá há 30 anos. Ele tem uma história de vida interessante e já estamos conversando para que ele retorne em outras oportunidades. É uma pessoa importante que pode ajudar muito a nossa cidade, divulgar de forma positiva a nossa região”, destacou o prefeito.

 

O encontro com Jota Abussafi aconteceu logo no início da manhã. O empresário disse que se sentiu feliz com o que pode observar nestes dois últimos dias. Destacou a importância do processo de revitalização dos prédios históricos como o antigo Hotel Galileo, a gastronomia corumbaense, a cultura local, além de programas importantes que estão sendo desenvolvidos pela Prefeitura, como a climatização das salas de aula das escolas da Rede Municipal de Ensino.

 

O empresário revelou que, este ano, já rodou todo o Brasil, proferindo palestras. “Foram 44 com esta em Corumbá, a convite do Sebrae”. Hoje ele tem um programa no SBT – Jota e Amigos e adiantou que está planejando sua volta ao Mato Grosso do Sul.

 

Já visualizou inclusive, uma parceria com o prefeito Paulo Duarte, no sentido de trazer investidores para Corumbá, incentivando a economia local. “Uma fábrica centenária de cerveja está interessada em montar uma indústria no Centro Oeste. Vamos tentar trazer para Corumbá”, comentou.

 

Para o prefeito, a parceria com Jota Abussafi pode ser importante para a cidade. “É uma pessoa que ousou, que tem determinação, que venceu na vida. Pessoas assim fazem a diferença”, ressaltou Duarte, lembrando que ele mostrou que “é preciso ousar”.

 

Paulo Duarte convidou o empresário para passar o carnaval em Corumbá e revelou que teve uma “identificação rápida com ele”. Tanto é que já planeja uma segunda palestra de Jota Abussafi em na cidade, desta vez para a sua equipe administrativa.

 

Uma história de vida

 

Brasileiro, imigrante, que em 1994 foi tentar a vida na América, com apenas U$ 450 no bolso, e um inglês impecável: “O cachorro mordeu minha perna” (The dog nheco nheco my pernation). Jota Abussafi, o Jota de Miami como é mais conhecido, optou por Miami pelo clima tropical. Inicialmente trabalhou em restaurantes, cortou grama e foi auxiliar de cozinha. Mas, foi como motorista em empresas de turismo que se destacou e se deu bem.

 

Atendia a seus clientes com o serviço de transporte entre pontos turísticos de Miami e Orlando. Posteriormente constituiu sua própria empresa. Atualmente, atende a muitos artistas e empresários brasileiros, o que sempre contribuiu e contribui para buscar a excelência na prestação de serviços e aprimoramento profissional. Essas experiências deram a ele um vasto conhecimento sobre a cidade de Miami, o que o levou a escrever um livro – Dicas do Jota- já em sua terceira edição. No livro Jota apresenta restaurantes, passeios, shoppings, dentre outros pontos de interesse para o turista.

 

Em um de seus trabalhos, despertou o interesse da autora da novela América exibida pela Rede Globo, 2005. Nela relatava a vida de brasileiros em Miami. Baseada em sua história de vida, a autora criou o personagem Jota Abdalla, vivido na novela pelo ator Roberto Bomfim. Jota recebeu vários prêmios e condecorações sendo o ultimo deles o de Cidadão Honorário do estado do Mato Grosso do Sul e a condecoração Estado dos Emigrantes – Brasil.

 

Participou de vários programas na televisão brasileira recentemente do programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo, já apresentou Flórida Connection, no programa Amaury Jr. e também o programa Viajar é com J, exibido no programa de turismo e variedades da Record News.

Skip to content