Em Corumbá, futebol marca mais uma ação da campanha Novembro Azul

Não foi exatamente um grande clássico, mas, o jogo realizado na terça-feira, 18, no Estádio Arthur Marinho, marcou mais uma vitória de Corumbá na luta contra o câncer de próstata.

 

Em campo, os jogadores das equipes Azul (servidores municipais e convidados) e Branco (autoridades e convidados), até que tentaram mostrar um bom futebol, mas esbarram na falta de um melhor condicionamento físico, nada que impedissem de passar uma mensagem positiva ao público presente, sobre a importância da prevenção e, principalmente, o fim do preconceito masculino em relação ao exame para se detectar a doença.

 

A partida integrou a programação da campanha Novembro Azul que vem sendo desenvolvida pela Prefeitura, sob coordenação da Secretaria de Saúde, desde o início do mês. E o início até que deu a impressão que o público prestigiaria um grande jogo de futebol, apesar dos desfalques da equipe branca: o prefeito Paulo Duarte foi vetado no vestiário e, em solidariedade, o secretário de Governo, Marcio Cavasana, também ficou fora.

 

O time azul se aproveitou e, reforçado por dois jogadores de peso, o médico Juliano Silva de Oliveira e o vereador Luciano Costa, e também pelo general de brigada Pedro Paulo de Mello Braga, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, fechou a partida por 3 a 0, desbancado a equipe branca que tinha em seu elenco, jogadores de categoria como os secretários Luiz Henrique Maia de Paula (Gestão Pública) e Pedro Paulo Marinho de Barros (Indústria e Comércio), além de outras estrelas.

 

O prefeito Paulo Duarte até que, no início, torceu para a equipe branca, mas ao observar a atuação do médico Juliano, passou a torcer para o time azul. Quem também estava na torcida foi a secretária de Saúde Dinaci Ranzi. Já o vereador e presidente da Câmara, Marcelo Iunes chegou atrasado (sessão) e ficou fora do clássico que marcou mais uma ação na luta contra o câncer de próstata em Corumbá.

 

Ainda como atividade do Novembro Azul, no dia 12 de novembro, está agendada uma palestra com o médico urologista Cristiano Xavier, no auditório do Paço Municipal, a partir das 08 horas. No dia 14, as Unidades Básicas de Saúde de Família Breno Medeiros III, do Popular Velha e Luís Fragelli promoverão ações voltadas para o Dia Internacional do Diabetes.

 

No dia 18, o estádio Arthur Marinho sediará uma partida de futebol envolvendo servidores municipais e autoridades. O evento esportivo será um momento para conscientização do público masculino. E encerrando as atividades, no dia 26, o Centro de Convivência dos Idosos terá a palestra com o doutor Nabil Omar que falará sobre diabetes. A equipe da unidade de saúde Breno de Medeiros também participará da ação.

Skip to content