Prefeitura apoia evento que estimula escolha profissional de estudantes

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Corumbá, o Campus do Pantanal, unidade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Corumbá, realizou nesta quarta-feira, 12 de novembro, o projeto “CPAN/UFMS de Portas Abertas”. Os treze cursos de graduação oferecidos na unidade de educação superior foram apresentados em vários aspectos, oportunizando ao universitário em potencial todas as nuances de cada carreira profissional.

 

A interação entre os universitários e os estudantes do Ensino Médio foi um ponto ressaltado pelo prefeito Paulo Duarte, que esteve presente na abertura do evento que ocorreu durante todo o dia na quadra de esportes do Campus do Pantanal, onde ele pode conversar com vários jovens.

 

“Vocês estão tendo a chance de conhecer melhor o que é cada um dos 13 cursos que são oferecidos aqui. De forma mais detalhada o que é cada um deles, qual a perspectiva, qual aquele que se encaixa no perfil de cada um de vocês que estão chegando ao final do Ensino Médio e começam a pensar no ingresso na universidade, que é uma etapa importantíssima de nossas vidas”, disse Duarte ao reforçar que o ambiente acadêmico não representa apenas a aquisição de conhecimento científico.

 

“É uma etapa fundamental que vocês vão ter. Importante para o conhecimento, para as relações humanas. Muito do que vocês vão viver dentro de uma universidade vai marcar para o resto de suas vidas tanto em relação ao conhecimento, mas as relações humanas, pois muita gente se conhece nesse espaço e leva relações para o resto dos dias”, comentou.

 

Diretor do Campus do Pantanal, Edgar Aparecido da Costa, destacou a importância da parceria da Prefeitura Municipal de Corumbá na realização do evento organizado pelo Programa PET/Conexões de Saberes Pedagogia e Psicologia do CPAN. 

 

Quando ajudamos os jovens a encontrarem uma profissão que eles desejam fazer, estamos verdadeiramente contribuindo com a sociedade nesse sentido. A parceria com a Prefeitura de Corumbá foi fundamental, se não estivéssemos juntos não conseguiríamos atingir nossos objetivos com esse evento”, afirmou.

 

Ele disse ainda que a “UFMS de Portas Abertas” garante também o entendimento integral da vida universitária pois, além de focar na parte de ensino com os cursos de graduação, traz de forma clara os dois conceitos que completam o tripé acadêmico: pesquisa e extensão.

 

“Muitas vezes acham que a universidade Federal é um lugar inatingível, difícil de estar e não conhecem as facilidades que, hoje, temos para fazer uma universidade pública no Brasil: as bolsas, por exemplo. Tudo isso é apresentado, como ele faz pra integrar um projeto de pesquisa, um projeto de ensino”, falou ao lembrar dos programas federais que facilitam o acesso e a permanência dos estudantes na vida acadêmica.

 

Em cada barraca, acadêmicos de cursos das áreas de humanas e sociais, exatas e biológicas estão à disposição dos alunos para apresentar as atividades do curso e os aspectos relacionados à futura profissão. Visitas guiadas pelo campus, aos laboratórios de ensino e pesquisa, biblioteca, Clínica Psicológica, Núcleo de Práticas Jurídicas e demais setores estão sendo realizadas.

 

Atualmente, o Campus do Pantanal possui três unidades, onde estão locados 13 cursos de graduação, 2 cursos em pós-graduação em nível de Mestrado e 2 cursos de pós-graduação em nível de Especialização.

Skip to content