Corumbá participa de seminário de capacitação de gestores dos CEUs

Corumbá está participando em Brasília, DF, do Seminário Nacional de Capacitação para Gestores e Comunidades dos Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) realizado pelo Ministério da Cultura (MinC) para fomentar e orientar a Mobilização Social e a Infraestrutura, nos municípios contemplados pelo programa.

 

O seminário foi aberto ontem e vai até esta quarta-feira, 03, e a cidade está representada pela assessora Jô Simão, pela engenheira Tânia Dantas, representantes do Poder Executivo, e pela presidente da Associação de Moradores do Jardim dos Estados, Miriam Silva, representante da comunidade.

 

A abertura do evento foi marcada pelas apresentações artísticas dos grupos Congado Moçambique, do CEU de Araguari (MG), e Twister Crew, do CEU de Campo Belo (MG). A ministra interina da Cultura, Ana Cristina Wanzeler, pediu a participação intensa dos gestores no seminário, e ainda desejou que a experiência seja envolvente e contagiante.  “Ofereçam todo o entusiasmo para que a gente construa mais CEUs, não só os 342 previstos, mas milhares de CEUs por todo o Brasil”, declarou a ministra.

 

O seminário conta com a participação de gestores, parceiros, lideranças comunitárias e da sociedade civil que atuam nos territórios dos CEUs, além de gestores públicos dos ministérios envolvidos no Programa.

 

Localizados em áreas de vulnerabilidade social, os CEUs buscam promover a cidadania e reduzir a violência. O primeiro CEU, inaugurado em dezembro de 2012, além de ter apresentado o artista plástico Isaac para o Brasil e para o mundo, tem outros resultados positivos.

 

“Estamos fazendo um levantamento com base nos relatórios da Polícia Militar e da Polícia Federal e já observamos um decréscimo de 15% na violência da região”, conta a coordenadora do CEU de Toledo, Magda Ritter.

 

Em Corumbá, o CEU está em fase de conclusão e fica localizado no Jardim dos Estados. Vai contar com uma quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), salas multifuncionais, telecentro, sala de reuniões, biblioteca, cineteatro/auditório com 60 lugares, pista de caminhada e o campo de futebol.

 

Sua construção faz parte de uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A estrutura integra um projeto desenvolvimento pelos Ministérios da Cultura; Esportes; Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Justiça; Trabalho e Emprego, e do Planejamento, Orçamento e Gestão.

 

O CEU, mesmo ainda em obras, foi apontado pelo prefeito Paulo Duarte como um dos maiores e mais moderno equipamento público não só da cidade, mas também do Mato Grosso do Sul, que vai permitir promover a cidadania e valorizar o intercâmbio entre as diferentes expressões artísticas, como também valorizar ainda mais a região sul de Corumbá.

 

Concluído, o CEU vai integrar em um mesmo espaço físico, programas e ações culturais, esportivas e de lazer, além de formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital.

Skip to content